Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HTTP/3 promete web mais rápida e já tem suporte do Chrome, Firefox e Cloudflare

Por| 27 de Setembro de 2019 às 19h20

Link copiado!

pc market
pc market

Já ouviu falar no HTTP/3? É a próxima geração do protocolo que nos conecta à web. Basicamente, ele vai acelerar e deixar mais seguro todos os parâmetros existentes no HTTP/2, que está por aí desde 2015. Os navegadores Chrome e Firefox e os servidores da Cloudflare já possuem a tecnologia, ainda em fase experimental.

Basicamente, o que muda é que o TCP (Transmission Control Protocol), que é padrão desde o HTTP, foi trocado por um novo sistema de transporte de dados, o QUIC, um código aberto da Google baseado no UDP (User Datagram Protocol). Assim, os pacotes podem ser enviados de forma independente, e não necessariamente em uma ordem exata — o que permite a continuidade do carregamento, que não precisa ser reiniciado, mesmo quando interrompido.

Além disso, todas as informações passam agora pela encriptação TLS 1.3 e não serão mais aceitas as URLs “http://”, somente as “httpS://” — e isso significa mais segurança, já que todas as páginas deverão ter um certificado digital para garantir que o tráfego de dados dentro da página esteja encriptado.

Continua após a publicidade

Empresas começam a aderir 

O Chrome foi o primeiro a oferecer o suporte ao HTTP/3, atualmente disponível no ambiente de testes Chrome Canary. A Cloudflare também anunciou a novidade, nesta quinta-feira (26), e vem liberando para todos os clientes de uma lista de espera — a ideia é que chegue para os demais “em breve”.

Já o Firefox adiantou que o HTTP/3 chega na próxima versão da plataforma de testes Nightly, com previsão de distribuição em outubro.

Fonte: Genbeta