Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Homem é condenado a 41 anos de prisão por incitar crimes de ódio na internet

Por| 20 de Dezembro de 2018 às 11h59

Link copiado!

Reprodução/Globo
Reprodução/Globo

Marcelo Valle Silveira de Mello, preso desde maio por crimes cibernéticos como associação criminosa, divulgação de imagens de pedofilia, racismo, coação, incitação ao crime e terrorismo, foi condenado nesta quarta-feira (19) a 41 anos, seis meses e 20 dias de prisão.

O homem estava preso desde maio deste ano sob os esforços da Operação Bravata, da Polícia Federal, criada com o objetivo de encontrar e punir pessoas que publicam conteúdos de ódio na internet.

A decisão é do juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, que ainda condenou o criminoso a pagar R$ 1 milhão e 678 dias de multa no valor de um décimo do salário mínimo vigente, como forma de reparação de danos.

O valor das multas deve ser destinado a programas que fazem o combate a crimes cibernéticos, além de programas educativos da área.

Continua após a publicidade

Crimes

Entre os crimes cometidos por Marcelo está o de associação criminosa, se juntando a terceiros para a prática de racismo, injúria, calúnia, difamação e incitação a práticas violentas, como estupro, homicídio, lesão corporal e feminicídio.

O criminoso também fazia a divulgação de vídeos e imagens de práticas sexuais com crianças e adolescentes, utilizando o anonimato para criar um site com a temática racista, além de fazer ameaças de morte pela internet ao delegado da Polícia Federal responsável pela Operação Intolerância. Ele ainda enviou e-mails a um hospital de Brasília e à embaixada dos Estados Unidos no Brasil fazendo ameaças terroristas.

Marcelo já era bastante conhecido por suas vítimas, principalmente pela escritora Dolores Aronovich, a Lola, que recebeu ameaças do criminoso durante sete anos. Ele chegou a ser condenado à prisão em 2009, mas acabou sendo solto para continuar praticando os delitos.

Continua após a publicidade

O condenado não poderá recorrer em liberdade.

Fonte: G1