Group 7 | Cantora não faz a menor ideia de como "vídeo bobo" viralizou no TikTok
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

De tempos em tempos, as redes sociais são tomadas por tendências e memes que passam a impactar diversos usuários. E uma das publicações que viralizaram recentemente no TikTok refere-se ao “Group 7”, uma iniciativa da cantora indie Sophia James.
- Viral no TikTok | Clipes estranhos de músicos e animais estão se tornando virais
- IA do Google ou TikTok: quem desbanca quem nas buscas?
- Viral no TikTok | Crianças usam IA para fazer pegadinha com falso morador de rua
O meme, na verdade, é o estágio final de um experimento da artista para tentar driblar os algoritmos da rede social e emplacar sua nova música, “So Unfair”. Para isso, ela postou, no mesmo dia, uma sequência de sete vídeos em que o single aparece de diferentes formas.
A tentativa deu certo: o conteúdo final já conta com mais de 78 milhões de visualizações e 8,8 milhões de curtidas, mas até agora James não sabe exatamente como o vídeo do "Group 7" viralizou.
Em entrevista à Wired, a cantora destacou algumas hipóteses para o sétimo vídeo ter alcançado tantas pessoas — como o fato de ela falar diretamente para a câmera, a estética do conteúdo ou até a possibilidade de que o sétimo vídeo de uma sequência tenha mais chance de “acertar o algoritmo”, brincou.
“Eu simplesmente não sei. O que eu sei é que, quando comecei a ver comentários inundando o vídeo do 'Group 7', havia um monte de... coisas bobas de camaradagem, tipo colocar memes de reação muito engraçados e coisas assim. Tipo, isso é muito bobo, e acho que foi definitivamente motivado pelas pessoas que comentaram no vídeo”, disse James.
A estratégia da sequência de vídeos
Mas, antes de chegar ao vídeo que viralizou, outros seis foram publicados pela artista como forma de “selecionar” quem pertencia às diferentes categorias de usuários.
No primeiro deles, James aparece segurando uma multa de estacionamento enquanto canta e dança ao som de So Unfair.
O segundo vídeo postado tem a legenda “Postagem número 2”, e ela fala enquanto sua música toca ao fundo.
“Sempre foi e sempre será eu contra o algoritmo. E hoje decidi que estou vencendo”, diz a cantora na publicação.
A “Postagem número três” mostra a artista abrindo a multa enquanto questiona qual é o valor da cobrança recebida — com o single ainda como trilha sonora.
É somente no quarto vídeo que ela passa a informar o intuito da série. James explica que, se os usuários estão vendo aquele conteúdo, então pertencem ao “Group 4”.
No quinto vídeo, ela repete a mensagem, sempre com So Unfair tocando.
O penúltimo vídeo mostra Sophia James sentada, aparentemente abatida, enquanto a música é reproduzida e uma frase destaca que os usuários estão no “Group 6”.
Já no vídeo do Group 7, ela fala diretamente com o público para afirmar que quem está assistindo faz parte do seleto grupo — e dá as boas-vindas aos espectadores.
Impacto nos números da canção e um grande meme
A estratégia de Sophia James deu certo também fora do TikTok, já que a artista afirma ter visto um aumento significativo no número de ouvintes da canção. Segundo ela, isso mostra que “o algoritmo pode ser quebrado”.
“Sou eternamente grata e ainda estou confusa. Mas ‘So Unfair’ definitivamente teve um aumento no número de ouvintes, em todos os níveis, e isso se espalhou para muitas das minhas outras músicas também, o que é realmente fantástico”, ressaltou à Wired.
O Group 7 se transformou em um grande meme nas redes sociais. Além dos comentários dos seguidores nos próprios vídeos da artista, usuários do X (antigo Twitter) também se mostraram empolgados por fazer parte da “seleção especial”.
Até mesmo a rede de fast food Burger King entrou na brincadeira, afirmando que quem ama a empresa “está no Group 7”.
Leia mais:
- Anúncios usam lojas falsas do TikTok Shop para aplicar golpes
- Brasileiros usam TikTok para descobrir produtos e tendências, diz rede social
VÍDEO | COMO VER TIKTOK FORA DO APP
Fonte: Wired