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Google vai começar a priorizar notícias originais nos resultados de busca

Por| 12 de Setembro de 2019 às 22h00

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A Google acaba de anunciar que vai passar a priorizar conteúdos originais nos resultados de busca, como aqueles que são referências para outros artigos, por exemplo. Basicamente, a notícia original ficará no topo das buscas por mais tempo, em vez de serem rebaixados por coberturas mais recentes sobre a mesma história.

No blog oficial da empresa, o vice-presidente de notícias da Google, Richard Gingras contou que, atualmente, o buscador exibe as notícias mais recentes e mais abrangentes de determinada história, e que as mudanças devem destacar aquelas que forem identificadas como originais e que possuam conteúdo significativo.

"Artigos assim podem permanecer em posições mais visíveis por mais tempo. Essa valorização permite que usuários confiram o conteúdo original e depois possam acompanhar artigos mais recentes na sequência", diz o executivo.

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A tarefa de identificação, no entanto, não deverá ser nada fácil para o Google, sendo um processo de análise bastante minucioso. As notícias originais, por exemplo, podem contar com menos conteúdo do que aquelas que venham a seguir ou com informações menos relevantes e menos apuração. Para isso, será preciso treinar bem o algoritmo, como conta Gingras.

O executivo revela que a empresa está usando a plataforma da Quality Raters, uma rede global composta por mais de 10 mil pessoas, que oferecem feedbacks dos resultados de busca do Google, sendo esses retornos usados, então, para a construção dos algoritmos. Também serão levados em consideração critérios de reconhecimento dos sites de notícia, como históricos de artigos de alta qualidade ou ainda premiações.

Esta iniciativa é apenas um dos esforços da Google em trabalhar ao lado da indústria de notícias que, no início do ano, recebeu o investimento de US$ 300 milhões para os próximos três anos.

Fonte: Google Blog