Google testa responder perguntas relacionadas à sua pesquisa no buscador

Por Wagner Wakka | 05 de Março de 2018 às 19h00
Tudo sobre

Google

A Google anunciou hoje que está testando mudanças featured snippets de seu buscador. Sabe aquele pequeno resumo que aparece em algumas buscas no Google? Chamado de featured snippets (ou "trechos em destaque", em tradução livre), esta ferramenta foi criada para agilizar uma busca sobre perguntas mais pontuais e de conceitos. Este quadro em separado é conhecido também como posição 0 do Google.

Agora, além de dar um resumo das informações, a proposta é diminuir ambiguidades da busca. “Se nós perguntamos sobre ‘ouvido entupido no avião’, nós podemos querer saber sobre as causas ou remédios”, diz a publicação da gigante. "Com os trechos em destaque, nós podemos entender melhor sua busca e reconhecer quando há múltiplas interpretações”.

Como exemplo, vemos a seguinte pergunta: "um jardim precisa de pleno sol?" Os resultados mostram variações de respostas como quais plantas precisam de sol, as variações de quantidade de sol e outras possíveis questões relacionadas.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Google exemplifica novidade com busca: um jardim precisa de pleno sol? (Foto: Divulgação)

A empresa ainda disse que os testes serão inicialmente com perguntas multi-intencionais, ou seja, aquelas que podem ter mais de um tipo de intenção. Como exemplo, o post cita a busca: "dor de dente depois da obturação". “Isso pode ser interpretado como ‘por que meu dente ainda dói depois da obturação’ ou ‘por quanto tempo deve doer um dente depois de uma obturação’”, exemplifica.

Por fim, a Google ainda afirma que testes como este serão feitos durante todo o ano, então não estranhe caso comece a ver respostas para perguntas relacionadas à sua pesquisa logo no topo dos resultados.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.