Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google revela novo pacote de novidades para combater desinformação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2023 às 14h41

Link copiado!

PhotoMIX Company/Pexels
PhotoMIX Company/Pexels
Tudo sobre Google

A Pesquisa do Google terá um pacotão com recursos inéditos e expandidos para combater a desinformação. O foco é apresentar dados extras que permitam ao usuário localizar fontes confiáveis ou criadores de conteúdo reconhecidos.

Mais contexto

O primeiro recurso é a chegada de um carrossel para oferecer mais contextualização sobre os tópicos buscados. Chamada “Perspectivas” (Perspectives, em inglês), o recurso vai apresentar posts de redes sociais, artigos opinativos e pontos de vista divergentes.

Continua após a publicidade

A ferramenta ficará logo abaixo das “Principais histórias” e deve funcionar como uma redundância sadia. Em cima, a pessoa vê quais são os sites em alta com determinado assunto; embaixo, verá o mesmo tópico sobre perspectivas diferentes.

O objetivo, segundo o Google, é dar uma “variedade de vozes notáveis” sobre notícias para que a pessoa possa formar uma opinião mais embasada. Com mais pontos de vista, é possível ampliar a compreensão sem ficar refém de um único relato.

Expansão de ferramentas de confiabilidade

Continua após a publicidade

A ferramenta “Sobre este autor” exibirá dados sobre os resultados, como o nome do redator e o site ao qual pertence. A adição pode ajudar o usuário a decidir se aquela é uma fonte confiável.

O recurso é inspirado no “Sobre este resultado”, que já existia antes para oferecer contexto sobre determinado assunto. É só tocar no ícone de três pontos, ao lado do nome de um autor, para saber quem ele é e para onde costuma produzir seus textos.

Os avisos sobre qualidade da informação também devem ser expandidos a partir de agora. Este recurso avisa quando um determinado tópico não possui resultados confiáveis por diversos motivos, como um fato novo ou com poucas abordagens.

Continua após a publicidade

Por fim, o Google vai facilitar o acesso à página “Sobre” determinado assunto. Ela passará a ser exibida no topo dos resultados de pesquisa, em vez de aparecer lá pelo terceira ou quarta entrada.

Disponibilidae dos novos recursos

Os avisos de qualidade devem ser lançados em alemão, francês, italiano, espanhol e japonês nos próximos meses. O menu “Sobre” deve começar a chegar para os usuários globalmente a partir desta semana. Você poderá ver rapidamente como o site se descreve, o que outros na web disseram sobre um site e qualquer cobertura recente.

Continua após a publicidade

As Perspectives chegarão inicialmente para usuários do Google em inglês. É provável que haja uma expansão para outros idiomas em breve. O “Sobre este autor” deve seguir o mesmo caminho, mas pode chegar um pouco antes para as pessoas.