Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança inicativa para combater fake news e mau jornalismo

Por| 20 de Março de 2018 às 14h29

Link copiado!

Captura
Captura
Tudo sobre Google

A Google anunciou em vídeo no seu canal oficial do YouTube um novo projeto para fomentar o jornalismo de qualidade em todo mundo. O Google News Initiative é um esforço da empresa em combater a desinformação e assegurar que as empresas consigam propagar bom jornalismo.

O segundo objetivo é ajudar os sites de notícias a continuar a crescer da perspectiva de negócios. Neste caminho, por exemplo, já há uma novidade o: Subscribe with Google. Trata-se de uma ferramenta que permite a usuários assinarem um site de notícias usando as informações diretas de pagamento da conta do Google.

O último é a criação de novas ferramentas que ajudem jornalistas na produção de notícias. Para este ponto, a Google anunciou o lançamento de uma ferramenta chamada Outline, que facilita a criação de redes privadas virtuais, conhecidas como VPNs do termo em inglês. Com isso, o jornalistas e porta-vozes teriam mais segurança para compartilhar informações, sem o medo de vazamentos. A ferramenta é open-souce e desenvolvida pela empresa de tecnologiaJigsaw.

Continua após a publicidade

Embora seja um escopo bastante abrangente e subjetivo, a Google já informou que deve investir 300 milhões de dólares nos próximos três anos para que o projeto funcione.

Em termos de busca, uma das ferramentas utilizadas para propagar fake news, a empresa comunicou que está trabalhando para treinar o sistema, com uso de machine learning, para conseguir identificar notícias falsas e ajustar o sistema para mostrar somente os bons resultados ao usuário.

O YouTube é outra preocupação da empresa. A plataforma tem passado por uma série de problemas de divulgação e viu vídeos nada confiáveis, como teorias de conspiração, entre os conteúdos de destaque. O mais recente caso foi o do tiroteio em Parkland.

Outras iniciativas

Continua após a publicidade

Além da novidade, a Google vem trabalhando no combate às fake news em seus mecanismos de busca e redes sociais há tempos. Ela recentemente anunciou uma parceria com First Draft, um projeto da Havard Kennedy School contra a desinformação, pesquisa e educação na internet. A proposta é lançar o Desinfo Lab em que ambas vão divulgar informações erradas em período de eleições e em casos de notícias de apuração rápida. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas não há dados sobre quando será lançado oficialmente.

Outra parceria é com a Poynter Institute da Universidade de Stanford, um dos institutos de comunicação mais respeitados do mundo. Aqui, a Google pretende lançar um programa chamado MediaWise em que ensinara a jovens como melhorar a qualidade de leitura na internet.

Fonte: The Verge