Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança ferramenta dedicada às Eleições 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2022 às 13h22

Link copiado!

ABr/Elza Fiúza   
ABr/Elza Fiúza  
Tudo sobre Google

O Google lançou nesta sexta-feira (26) a chamada Central Google Trends —Eleições 2022, uma página dedicada revelar tendências de busca sobre o processo eleitoral brasileiro. O site terá informações úteis e dados em tempo real sobre pequisas do usuário, inclusive sobre os candidatos à Presidência da República.

O objetivo é ajudar as campanhas a entender o pensamento dos eleitores, saber por quais temas se interessam mais e em quais regiões determinado assunto pode ser mais popular. Os insights poderão ser baixados para uma análise mais aprofundada pelos profissionais de marketing e estrategistas políticos.

Continua após a publicidade

O Google Trends exibe um painel comparativo com o índice de consultas por cada postulante nos últimos sete dias. É possível clicar no ícone correspondente de cada um para acessar uma página dedicada do candidato com informações específicas:

  1. variação de interesse ao longo do tempo;
  2. nível de interesse dividido por estados brasileiros;
  3. principais perguntas que as pessoas fazem sobre os candidatos;
  4. principais termos relacionados.

Tudo isso é mensurado conforme as palavras que as pessoas digitam junto ao nome do candidato. Essas informações estão relacionadas à busca do Google, portanto não indicam intenções de voto nem pode ser usadas como ferramenta de pesquisa eleitoral.

Há também dados sobre os partidos políticos e os termos em crescimento. Tudo é dividido conforme o estado, assim dá para ter uma ideia de qual região um candidato é mais forte.

Continua após a publicidade

Temas eleitorais em alta no buscador do Google

Segundo o serviço, a página terá informações sobre o que os brasileiros estão perguntando sobre as pesquisas eleitorais, campanhas e propostas. Haverá também dúvidas sobre comuns sobre como votar, uso do título de eleitor digital (no celular), locais de votação, como votar na urna eletrônica e temas relacionados ao processo.

“Todos os dias, milhões de pessoas usam a pesquisa do Google para buscar informações de qualidade sobre o processo político. Esse conjunto de informações permite apontar tendências e mostrar o comportamento do brasileiro que usa o Google para se informar durante o período eleitoral, abrindo uma nova dimensão de compreensão dessas eleições”, destaca o coordenador do Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.

Continua após a publicidade

Em evento realizado em junho de 2022, o Google já havia dado alguns detalhes sobre a central do Trends para este ano. Na ocasião, a empresa disse que entregaria um relatório com cerca de 50 páginas, impresso e em versão digitalizada, para os partidos brasileiros. A ideia era subsidiar o trabalho dos estrategistas políticos, assim eles poderiam focar os esforços de publicidade para os temas com maior volume de buscas.

Pires explicou que a funcionalidade atua como um ótimo termômetro para descobrir temas relevantes e assuntos em alta. Questionado sobre uma possível manipulação da busca orgânica por candidatos para favorecer temas de seus interesses, o executivo do Google disse não conhecer técnica capaz de fazer isso. "Ninguém consegue subir uma hashtag com robôs para o Trends porque os mecanismos de segurança do Google barram as atividades suspeitas e bloqueiam o IP de quem tenta manipular", concluiu o executivo.