Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Imagens vai começar a exibir créditos dos autores de cada foto

Por| 27 de Setembro de 2018 às 23h10

Link copiado!

Google Imagens vai começar a exibir créditos dos autores de cada foto
Google Imagens vai começar a exibir créditos dos autores de cada foto
Tudo sobre Google

Boa notícia para fotógrafos que costumam ter dores de cabeça na internet com relação a direitos autorais e exibição de créditos: a Google anunciou que vai começar a informar os créditos dos autores das fotografias exibidas nas pesquisas do Google Imagens.

Os metadados dos criadores serão incluídos nas próximas semanas, mostrando aos usuários, com poucos cliques, quem é o "dono" daquela fotografia, informando tanto o nome do fotógrafo autor da imagem, quanto quem detém os direitos autorais sobre ela. Isso porque um fotógrafo pode ser o autor de um registro, mas não ter os direitos sobre a imagem, como é o caso, por exemplo, de profissionais que vendem seu trabalho para terceiros, como agências de fotografia e bancos de imagens.

Para isso, a gigante firmou parceria com duas organizações voltadas à proteção de direitos autorais: a CEPIC (Center of the Picture Industry), que representa 600 agências fotográficas e bancos de imagens em 20 países europeus; e o IPTC (International Press Telecommunications Council), consórcio de normas que conta com algumas das maiores agências de notícias do mundo, como a BBC, a Associated Press, a Agence France-Presse e o New York Times.

Continua após a publicidade

Além da exibição dos metadados, a Google também trabalha com as duas organizações para "criar uma melhor orientação de uso para fotógrafos, agências de fotografia e editores na inclusão de informações de direitos autorais", conforme consta na publicação oficial no blog da Google, assinada pelo gerente de produtos Ashutosh Agarwal.

Fonte: Google