Publicidade

Google Earth apresenta projeto para valorizar os idiomas indígenas

Por| 09 de Agosto de 2019 às 19h15

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

O Google Earth, a partir desta sexta-feira (9), passa a disponibilizar para consulta o projeto Celebração das Línguas Indígenas, que conta com gravações de áudio de mais de 50 idiomas indígenas. O acervo foi criado com a colaboração de dezenas de educadores que, além de falarem essas línguas nativas, ajudaram na organização da iniciativa.

O lançamento acontece durante o Ano Internacional das Línguas Indígenas, comemorado pela ONU, que foi criado para ampliar o conhecimento sobre os idiomas em questão e ressaltar a sua importância mundial para a diversidade. Das sete mil línguas indígenas faladas em todo o mundo, 2.680 correm o risco de desaparecer.

"Falar no próprio idioma é um direito humano. Uma cultura não existe sem a sua língua. Centenas de idiomas estão a poucos dias de nunca mais serem falados ou ouvidos. Colocando as línguas indígenas no cenário global, reivindicamos nosso direito de falar sobre nossas vidas, com nossas próprias palavras. Isso significa tudo para nós", diz Tania Haerekitera Tapueluelu Wolfgramm, pertencente aos povos Māori e Tongan. Ela também trabalha como educadora e ativista em Aotearoa, o nome Maoria para a Nova Zelândia.

Continua após a publicidade

Com as contribuições de Tania e pessoas de outros povos, é possível ouvir saudações tradicionais, músicas, palavras e frases comuns em seus idiomas.

É possível conferir o projeto na versão web do Google Earth e no aplicativo.

Fonte: Blog Google