Publicidade

Google é acusado de criar ferramenta para monitorar reuniões de funcionários

Por| 24 de Outubro de 2019 às 12h51

Link copiado!

The Next Web
The Next Web
Tudo sobre Google

Os funcionários do Google em Mountain View, Califórnia, não estão nada felizes com uma nova ferramenta instalada em todos os computadores da empresa. Trata-se de uma extensão para os recursos corporativos de calendário, na qual a gestão da empresa é notificada caso seja marcada uma reunião que ocupe 10 salas ou tenha mais de 100 funcionários envolvidos.

O motivo do descontentamento vem de uma percepção dos colaboradores de que a novidade, na verdade, tem a função de monitorar pessoas que tentem organizar esforços de discussão das condições trabalhistas. Ao final de 2018 e ao longo de 2019, o Google foi alvo de protestos de seu corpo de funcionários em relação a situações internas da empresa, como leniência em casos de assédio moral e sexual conduzidos por grandes executivos.

A informação vem de um memorando de funcionários obtido pela agência de notícias Bloomberg, que prontamente questionou a gerência do Google sobre o assunto. A empresa negou enfaticamente, chamando a suspeita de “categoricamente falsa”:

“Esse é apenas um lembrete que pede que as pessoas tenham consideração pelas outras antes de adicionar automaticamente uma reunião nos calendários de um grande número de funcionários”, disse a empresa em um comunicado. O Google ainda disse que o recurso — uma extensão do Chrome para os funcionários — tem a intenção de coibir eventuais aumentos de spam de calendários, não coleta nenhuma informação que torne o remetente identificável e foi aprovada pelos processos internos de segurança, jurídico e privacidade.

Continua após a publicidade

A notícia vem em meio à percepção negativa de que o Google busca retaliações com funcionários que coloquem à mesa discussões sobre condições de trabalho: a gigante de Mountain View já foi internamente questionada sobre seus projetos em inteligência artificial (e chegou a extinguir um comitê interno sobre o assunto), além de, supostamente, forçar duas funcionárias organizadoras do projeto #GoogleWalkout4Change a se demitirem mediante pressão de seus gestores.

A empresa vem negando todas as acusações.

Fonte: Bloomberg