Google comemora 20 anos do buscador com novas funcionalidades

Por Stephanie Kohn | 24 de Abril de 2018 às 17h45
Google

Em 1998, dois estudantes de pós-graduação tiveram uma ideia, que mal sabiam eles, mudaria a internet e toda uma geração. Eles criaram um buscador diferente, baseado em um algoritmo inteligente, que apresenta para cada busca os resultados mais relevantes para o usuário. Duas décadas depois, esse buscador, chamado de Google, se tornou um ecossistema que alimenta milhares de negócios baseados na internet.

“Larry e Sergei tiveram uma visão ambiciosa de conectar os usuários com os conteúdos que eles buscam. Nesses 20 anos, o Google evoluiu com a nuvem, mobilidade e ajudou a formar uma sociedade mais inclusiva e informada. Ele evoluiu de um buscador para um assistente e se tornou o pilar para a transformação das organizações”, comentou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, durante evento de comemoração nesta terça-feira (24).

Para chegar aos 20 anos e se manter no topo como a mais poderosa ferramenta de busca do mundo, o Google trilhou um caminho de constante evolução, desde aprimoramentos no algoritmo até a criação de ferramentas para exibir da melhor forma os resultados de buscas mais relevantes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“A primeira grande revolução foi no início com o PageRank, que trouxe ordem à web, depois, em 2007, a mudança drástica foi mover a busca para o celular. Nós demos aos internautas a possibilidade de procurar respostas dentro do ambiente que ele está inserido. Pouco tempo depois entendemos que digitar no celular é difícil e elevamos a ferramenta a novo patamar ao apresentar a busca por voz. E hoje continuamos evoluindo para prover experiências de busca cada vez melhores”, relembrou Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina.

Hoje mesmo o Google deu mais um passo no aprimoramento da ferramenta e anunciou três novidades. Uma na jornada em tópicos relacionados, já disponível ao público, outra no enriquecimento dos snippets em destaque e no aprimoramento dos painéis de conhecimento. O interessante é que as duas primeiras atualizações foram totalmente desenvolvidas no Centro de Engenharia do Google para a América Latina, localizado em Belo Horizonte.

“Com a jornada em tópicos relacionados, durante a busca sobre um tópico em particular no Google, como jogadores de futebol para o próximo Mundial, você verá sugestões de tópicos relacionados no topo da página, com respostas que vão ajudá-lo a continuar explorando. Uma busca por Neymar, seguida por uma busca por Messi, apresentará sugestões de outros jogadores no topo”, explicou Bruno Pôssas, engenheiro-chefe de Busca.

Já os snippets em destaque, que estarão disponíveis em maio, são respostas resumidas geradas algoritmicamente para perguntas feitas no Google a partir da análise de todos os documentos na web. Foram adicionadas imagens contextualizadas e “pesquisas relacionadas” dentro dos snippets em destaque que permitem aprender mais sobre um tópico ou descobrir novas informações de interesse. Vale lembrar que o snippets são aquelas respostas resumidas que vemos logo no topo das buscas.

Por fim, o Google também aprimorou os painéis de conhecimento para conteúdo relacionado. Por exemplo, ao consultar o conteúdo sobre esqui, será possível ver também pesquisas relacionadas a esportes como o snowboard, diretamente dentro do resultado. Este último recurso foi desenvolvido nos Estados Unidos e também já está disponível.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.