Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google celebra oito anos de seu DNS público, o famoso 8.8.8.8

Por| 13 de Agosto de 2018 às 22h20

Link copiado!

Google celebra oito anos de seu DNS público, o famoso 8.8.8.8
Google celebra oito anos de seu DNS público, o famoso 8.8.8.8
Tudo sobre Google

Em 2009, a Google lançou seu DNS público com o famoso endereço 8.8.8.8. Pois bem: no último domingo (12), a gigante comemorou oito anos, oito meses, oito dias e oito horas de existência do DNS, exatamente às 0h30.

A companhia, então, preparou uma publicação em seu blog de segurança para celebrar a ocasião, nos lembrando da importância de seu DNS público para manter a internet mais veloz em todo o mundo. CDNs (Content Delivery Networks, ou Redes de Distribuição de Conteúdos) usam bastante o DNS público da Google, sendo elas redes de servidores que armazenam réplicas de conteúdos de outros sites em cache e, depois, as entrega aos visitantes, conectando-os ao servidor mais próximo e mais veloz naquele momento — reduzindo, portanto, a latência (tempo de transferência dos dados).

Segundo as informações da companhia, os DNS 8.8.8.8 e 8.8.4.4 são usados por mais de 10% de todos os usuários da internet global como DNS primário, com a realização de mais de um trilhão de consultas diárias. "Quando iniciamos o projeto em 2007, a Google já havia agilizado a busca na web, mas ainda demorava um pouco. Naquela época, a maioria das pesquisas de DNS usava os resolvedores de seu provedor e, com caches pequenos, muitas vezes precisavam fazer várias consultas ao DNS antes de retornarem um endereço", explica a gigante.

As CDNs dependem, portanto, da velocidade para transmitir vídeos ou jogos sem atrasos, por exemplo, mas o DNS público da Google também é usado por serviços de conexão pública, como é o caso dos hotspots da LinkNYC, nos EUA, e também da Google Station na Índia.

Continua após a publicidade

Fonte: Google Security Blog