Gmail libera novo visual para todos os usuários em julho

Por Felipe Demartini | 05 de Junho de 2018 às 09h49
Tudo sobre

Google

Está impaciente e ainda não recebeu o novo Gmail? Sua espera pode estar chegando ao fim. A Google anunciou que todos os usuários do serviço receberão a nova interface da plataforma até o começo do mês que vem. Isso significa que não apenas o novo visual, mais limpo e com uma nova barra na lateral direita, estará disponível para todos, mas também que os novos recursos poderão ser experimentados pela totalidade da base de utilizadores do serviço.

São estes, inclusive, os grandes destaques dessa atualização. Entram em jogo novidades como uma opção que permite adiar a leitura de e-mails, a chamada “soneca”, que faz com que as mensagens desapareçam da caixa de entrada por um tempo determinado, até que o usuário esteja pronto para lidar com ela. Resposta automáticas simples e prévias de arquivos anexos também fazem parte do pacote.

O prazo fixado para mudança vale, pelo menos na teoria, para os usuários corporativos, mas a tendência é que o novo visual da plataforma se torne padrão para todos no mesmo período de tempo. Usuários comuns, porém, já podem aproveitar as novidades desde maio, mas por meio de uma opção dedicada no menu de configurações, no canto superior direito da tela de correio eletrônico.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para os administradores de sistema, a aplicação das novidades ficará disponível no começo do mês que vem. Uma vez aceitas, todos os usuários de um determinado domínio passarão a ter acesso aos novos recursos e visual. Entretanto, tanto os responsáveis pelos sistemas quanto os utilizadores poderão “adiar” essa transição por 12 semanas, seja por preferirem o estilo antigo ou para que avisos sobre as mudanças sejam emitidos internamente. Depois, as mudanças chegam para ficar (mas ainda poderão ser desativadas por mais um mês, caso o servidor permita, antes de se tornarem efetivamente definitivas).

Os administradores que preferirem também poderão adotar uma postura semelhante à da Google com os usuários finais, não realizando a mudança em si, mas permitindo que os próprios utilizadores ativem o novo layout. Caso não façam isso, a opção de ativar o novo design e recursos aparecerá quatro semanas após o lançamento da atualização para a plataforma G Suite, quer o responsável pelos sistemas queira ou não.

Resumindo, então, outubro é o mês final de adaptação com a nova versão da plataforma, e também o prazo final de adiamentos ou não-aplicação por parte dos administradores de sistema. Como dito, isso vale especificamente para usuários corporativos, mas em prol da unidade em sua plataforma, a Google tende a liberar atualizações e mudanças para todos os usuários dentro do mesmo cronograma como forma de não fragmentar as próprias plataformas.

Outras novidades da nova versão do Gmail incluem uma nova barra lateral, que integra à interface outros recursos da Google, como o calendário ou um serviço de anotações, além de novas opções de design para exibição das mensagens. É possível, por exemplo, observar prévias dos textos já na interface inicial ou, então, aplicar um estilo mais minimalista e semelhante ao antigo, em que apenas remetentes e assuntos são exibidos na tela.

A atualização do Gmail entrou no ar originalmente no final de abril como uma forma de aproximar as versões mobile e desktop do serviço. Os recursos inéditos foram importados do Inbox, aplicativo de correio eletrônico experimental da Google cujo destino ainda é incerto, principalmente quando se leva em conta que a maioria de suas principais funções, agora, passou a integrar a experiência central com a plataforma.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.