Gmail: como cancelar o envio de um email

Gmail: como cancelar o envio de um email

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 11 de Agosto de 2021 às 14h15
Guadalupe Carniel/Captura de tela

Embora muitos não saibam, é possível cancelar o envio de um email no Gmail (Androd l iOS l Web). A funcionalidade, contudo, pode facilmente passar despercebida pelos usuários. Isso porque, além de aparecer na tela e sumir segundos depois, a opção está disponível por tempo limitado. Depois de disparar a mensagem para o destinatário, o usuário tem uma janela de tempo minúscula para usar a função.

Nesse sentido, não há tempo para erros. Se você decidiu que, por algum motivo, aquele email não deve chegar ao seu destino, é preciso agir rapidamente. Para entender melhor a ferramenta, veja a seguir o passo a passo de como utilizá-la. 

Gmail: como cancelar o envio de um email

No aplicativo

Passo 1: acesse o Gmail pelo celular e simule o envio de um email para testar a função. Preencha os campos necessários e clique no ícone de seta para avançar;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A função é exibida logo após o envio de uma mensagem no Gmail. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: logo em seguida, o aplicativo exibirá a Caixa de Entrada. No entanto, na parte inferior da tela, será mostrada uma notificação destacada em preto. A janela confirma o envio do email e, na extremidade direita, oferece a possibilidade de cancelar a ação através do botão “Desfazer”.

A possibilidade fica disponível por apenas alguns segundos. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Na versão para Web

Passo 1: o processo é bastante semelhante na versão para Web. Para começar, envie um email como teste;

Na versão para Web, a ferramenta pode ser acionada da mesma forma. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: na tela seguinte, localize a notificação citada anteriormente. Dessa vez, o aviso ficará posicionado no canto inferior esquerdo. Para usar a ferramenta, toque em “Desfazer”.

Por esse atalho, também é possível exibir a mensagem que foi enviada. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como cancelar o envio de um email no Gmail. Mas, antes de aproveitar esse novo conhecimento, lembre-se: a opção somente fica disponível durante alguns segundos. Assim que o aviso sair da tela, não haverá o que fazer: o email será enviado da forma que estiver.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.