Genius acusa Google de copiar suas letras de música para exibir em pesquisa

Por Thaís Augusto | 17 de Junho de 2019 às 23h17
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Se você digitar o título ou trecho de uma música na pesquisa do Google, o site vai exibir a letra completa ao lado de outros resultados de busca. Assim, usuários não precisam acessar outro site quando procuram por uma canção. A ferramenta foi lançada em 2016, em parceria com a LyricFind, mas agora a plataforma Genius Media está dizendo que a Google copiou todo o conteúdo de seu serviço.

De acordo com a plataforma de música, a Google tem conhecimento da reclamação há anos. Em comunicado ao site The Verge, o diretor de estratégia da Genius, Ben Gross, disse que a empresa "mostrou para a Google, repetidas vezes, evidências irrefutáveis ​​de que está exibindo as letras copiadas da Genius em seus resultados de busca. Este é um problema sério e a Google precisa lidar com isso".

A Genius Media nasceu em 2009 como uma plataforma "de letras de rap inteligentes", mas desde então foi expandida para atender outros gêneros. Atualmente, a plataforma também é um espaço onde fãs de música podem comentar e discutir suas letras favoritas.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para descobrir quando um site a copia, a Genius criou um sistema: ela usa uma série de apóstrofes retas e curvas alternadas nas letras das músicas para formar um tipo de marca d'água. Quando o site converte os padrões para o código Morse, as palavras Red Handed são reveladas.

Procurado pelo Canaltech, a Google disse que as informações da Pesquisa Google são licenciadas de vários fontes e não extraídas de sites da internet. "Levamos a sério a qualidade dos dados e dos criadores de conteúdo e responsabilizamos nossos parceiros de licenciamento pelos termos de nosso contrato", afirmou a empresa.

Ainda de acordo com a Google, a situação está sendo investigada com seus parceiros de dados. "Se descobrirmos que os parceiros não estão mantendo boas práticas, encerraremos nossos contratos".

Para o The Verge, a LyricFind negou que tenha extraído as letras de música do Genius. Este caso contra a Google ocorre no momento em que o Departamento de Justiça dos EUA planeja iniciar uma investigação antitruste contra a Google por suas práticas comerciais ao mesmo tempo em que políticos começaram a pedir a quebra das maiores empresas de tecnologia.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.