Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Genius acusa Google de copiar suas letras de música para exibir em pesquisa

Por| 17 de Junho de 2019 às 23h17

Link copiado!

Genius acusa Google de copiar suas letras de música para exibir em pesquisa
Genius acusa Google de copiar suas letras de música para exibir em pesquisa
Tudo sobre Google

Se você digitar o título ou trecho de uma música na pesquisa do Google, o site vai exibir a letra completa ao lado de outros resultados de busca. Assim, usuários não precisam acessar outro site quando procuram por uma canção. A ferramenta foi lançada em 2016, em parceria com a LyricFind, mas agora a plataforma Genius Media está dizendo que a Google copiou todo o conteúdo de seu serviço.

De acordo com a plataforma de música, a Google tem conhecimento da reclamação há anos. Em comunicado ao site The Verge, o diretor de estratégia da Genius, Ben Gross, disse que a empresa "mostrou para a Google, repetidas vezes, evidências irrefutáveis ​​de que está exibindo as letras copiadas da Genius em seus resultados de busca. Este é um problema sério e a Google precisa lidar com isso".

A Genius Media nasceu em 2009 como uma plataforma "de letras de rap inteligentes", mas desde então foi expandida para atender outros gêneros. Atualmente, a plataforma também é um espaço onde fãs de música podem comentar e discutir suas letras favoritas.

Para descobrir quando um site a copia, a Genius criou um sistema: ela usa uma série de apóstrofes retas e curvas alternadas nas letras das músicas para formar um tipo de marca d'água. Quando o site converte os padrões para o código Morse, as palavras Red Handed são reveladas.

Continua após a publicidade

Procurado pelo Canaltech, a Google disse que as informações da Pesquisa Google são licenciadas de vários fontes e não extraídas de sites da internet. "Levamos a sério a qualidade dos dados e dos criadores de conteúdo e responsabilizamos nossos parceiros de licenciamento pelos termos de nosso contrato", afirmou a empresa.

Ainda de acordo com a Google, a situação está sendo investigada com seus parceiros de dados. "Se descobrirmos que os parceiros não estão mantendo boas práticas, encerraremos nossos contratos".

Para o The Verge, a LyricFind negou que tenha extraído as letras de música do Genius. Este caso contra a Google ocorre no momento em que o Departamento de Justiça dos EUA planeja iniciar uma investigação antitruste contra a Google por suas práticas comerciais ao mesmo tempo em que políticos começaram a pedir a quebra das maiores empresas de tecnologia.

Fonte: The Verge