Ferramenta permite criar sites que existem apenas como URL

Por Redação | 09 de Julho de 2018 às 07h45

O vice-presidente de designer da Dropbox e ex-projetista da Google Nicholas Jitkoff encontrou uma forma criativa de comemorar o Dia da Independência dos EUA: uma ferramenta capaz de criar sites completamente independentes de servidores ou de serviços de hospedagem. Isso porque os chamados “Itty Bitty Sites” existem integralmente apenas como uma URL – o endereço que especifica locais dentro da internet, como uma página.

Esses endereços são capazes de manter um conteúdo equivalente ao de uma página impressa (8,5 x 11 polegadas), embora o limite, em última instância, dependa do navegador em que serão carregados. A versão para o Mac do navegador Chrome, por exemplo, pode acomodar até 10 mil bytes, enquanto que ferramentas como o Twitter e o Slack vão só até os 4 mil bytes.

Conforme mostra a página criada pelo designer como exemplo, os microsites criados por meio do Itty Bitty podem conter qualquer combinação de texto, emojis e código ASCII (código binário de sinais gráficos).

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Itty Bitty Sites: privados, portáteis e de fácil compartilhamento. (Imagem: Reproduçao/Itty Bitty)

URL comprimido

A tecnologia por trás da “mágica” do Itty Bitty leva o nome de “Algoritmo em Cadeia Lempel-Ziv-Markov”. Basicamente, trata-se de um conjunto de instruções que permite uma redução significativa dos códigos HTML. Dessa forma, o texto de toda uma página pode ser literalmente armazenado em um único endereço de internet – já que todo o conteúdo comprimido é convertido de binário em uma sequência de caracteres.

Ao final, é gerado um link web normal, com todo o conteúdo escrito listado após o símbolo “#” (hashtag). De fato, é possível até mesmo compartilhar os Itty Bitty por meio de QR codes (desde que a compressão se resuma a aproximadamente 2.610 bytes).

A ferramenta para criar os sites Itty Bitty compõe atualmente um projeto de código aberto dentro do Github e pode ser baixada gratuitamente. Sem dúvida uma boa opção para compartilhamento de pequenos textos, como poesias, ou ainda para evitar o limite de caracteres do Twitter.

Fonte: Nicholas Jitkoff (Twitter)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.