EUA querem vetar cabos submarinos de Google e Facebook conectados à China

Por Natalie Rosa | 29 de Agosto de 2019 às 15h45
Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos parece estar com planos de bloquear cabos submarinos da Google e do Facebook, que conecta as cidades de Los Angeles e Hong Kong, segundo informações do The Wall Street Journal.

As autoridades norte-americanas controlam a Team Telecom, uma agência de soluções para telecom, e não concordam com o uso do cabo por preocupações de segurança nacional, devido à conexão com Hong Kong, região administrativa localizada no sul da China.

Os cabos da Pacific Light Cable Network, que já estão instalados no solo do Oceano Pacífico, contam com quase 13 mil quilômetros de comprimento e sua atividade comercial está prevista para ser lançada até o fim deste ano. No entanto, a companhia não deve receber a licença necessária da Team Telecom para operar.

Imagem: Reprodução

Caso a agência, de fato, rejeite o pedido da Pacific Light, será a primeira vez da história em que um cabo submarino é vetado por suposta ameaça à segurança nacional.

Os cabos foram projetados para oferecer uma maior largura de banda não só para usuários do serviço de nuvem da Google, como também para o Facebook. Procuradas pela imprensa norte-americana, as empresas envolvidas ainda não haviam respondido até o fechamento desta nota.

Fonte: CNET via The Wall Street Journal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.