Publicidade

Esses são os melhores horários para postar fotos e vídeos usando o 4G no Brasil

Por| 12 de Dezembro de 2019 às 21h50

Link copiado!

opensignal
opensignal

Postar fotos e vídeos em redes sociais a todo instante tornou-se um hábito comum para todos que carregam seus smartphones por aí e, segundo dados da empresa de análises do mercado mobile OpenSignal, aproximadamente 81% da população brasileira gasta pelo menos três horas e meia diariamente em redes sociais. Com esse monte de gente querendo registrar tudo ao seu redor, ficam as perguntas: qual é o melhor horário para fazer isso usando a rede 4G, e em que cidades o upload é mais rápido?

A pesquisa encontrou uma tendência consistente nas 12 cidades analisadas (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). As velocidades médias de upload via 4G diminuem durante as horas mais movimentadas, das 18h à 0h. Belém registrou maior lentidão para o upload no 4G, com 5,8 Mbps. Recife (6,4 Mbps), Manaus (6,5 Mbps), Fortaleza (6,7 Mbps) e Salvador (7,1 Mbps) também estão na lista dos lugares onde é mais difícil subir algum conteúdo audiovisual.

Quando as redes estão menos congestionadas, da 0h às 6h, tudo fica mais fácil. Goiânia é a campeã em agilidade, com 10,9 Mbps, seguida por Brasília (10 Mbps), São Paulo (9,6 Mbps), Rio de Janeiro (9,4 Mbps) e Belo Horizonte (9,2 Mbps).

Continua após a publicidade

Publicar em horários diferentes pode significar velocidades entre 6% e 22% mais rápidas. "As velocidades de upload dependem bastante da capacidade da rede e do número de usuários ativos na rede naquele momento específico. À noite, quando a maioria das pessoas está dormindo e menos celulares estão conectados, é natural que as velocidades de upload sejam mais rápidas", afirma Hardik Khatri, analista da Opensignal.

Fonte: OpenSignal