Enshittification | Encontrado novo termo que define a frustração com a internet
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

Um autor chamado Cory Doctorow encontrou uma palavra capaz de resumir a frustração dos usuários com as plataformas digitais: enshittification (ou “bostificação”, em tradução livre).
Doctorow, escritor americano de ficção científica e ativista digital, popularizou o termo em ensaios publicados entre os anos de 2022 e 2023. Ele descreve um fenômeno que faz com que sites e aplicativos online se tornem progressivamente piores à medida que buscam aumentar seus lucros, prejudicando tanto os usuários quanto os anunciantes dessas mesmas plataformas.
- Redes sociais são principal fonte de informação consumida no Brasil; veja quais
- Um guia da ciência para você não se enganar com pedidos de desculpas na internet
O termo descreve um processo em três etapas: primeiro, uma plataforma é excelente para os usuários, como o Facebook conectando amigos ou a Amazon oferecendo um mercado confiável. Em seguida, quando a base de usuários se torna cativa, a empresa começa a explorar os usuários para atrair anunciantes. Por fim, quando os anunciantes também ficam presos, a plataforma passa a extrair valor de todos, piorando a experiência geral.
Doctorow explica que o processo é impulsionado pelos altos custos de troca. Ou seja, o esforço necessário para abandonar a plataforma e levar consigo amigos, comunidade e dados. Quanto maiores os custos de saída, mais as empresas podem explorar usuários e anunciantes sem medo de perder negócios.
Popularização do enshittification
Desde sua popularização, a enshittification foi usada para descrever não só as redes sociais, como jogos, televisão e até a política americana. Doctorow destaca que o fenômeno é "frustrante, desmoralizante e até assustador".
Sobrou, também, para a inteligência artificial que ele vê como mal implementada. O autor compara a IA ao "amianto digital", uma metáfora que evidencia o risco invisível e prejudicial da tecnologia (que, atualmente, está em tudo) quando mal regulada.
Em 2024, Doctorow publicou o livro “Enshittification: Why Everything Suddenly Got Worse and What to Do About It”, detalhando seu conceito e propondo soluções, como a quebra de grandes empresas de tecnologia e regulamentações mais rigorosas dessas plataformas.
A palavra criada pelo autor americano captura a frustração com plataformas digitais que se deterioram com o tempo. A enshittification é um alerta sobre os riscos do poder concentrado na tecnologia e da passividade dos usuários. Seu trabalho combina ficção, ativismo e análise crítica para lembrar que a internet poderia ser, e ainda pode ser, um espaço de empoderamento humano, se, de acordo com ele, fizermos escolhas diferentes.
Leia também:
- Uma ferramenta revela a realidade assustadora do quanto você é rastreado online
- Site 'misterioso' libera acesso a uma única pessoa por vez
VÍDEO | O que IMPORTA na hora de CONTRATAR a sua INTERNET?
Fonte: The New York Times, Cory Doctorow