Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Encurtador de URL da Google será extinto no ano que vem

Por| 02 de Abril de 2018 às 07h47

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Google

Você usa bastante o goo.gl, encurtador de URLs da gigantes das buscas? Pois bem, a companhia anunciou na última sexta-feira (30) que o serviço será encerrado em 2019 – contudo, os links encurtados por ali continuarão funcionando após a extinção da ferramenta. Outra má notícia é que, a partir de 13 de abril de 2018, o serviço já fechará as portas para novos links encurtados.

Lançado em 2009, o encurtador de URLs ainda é bastante popular, não somente por ser gratuito, como também por ser fácil e rápido de usar. Uma URL encurtada é útil, por exemplo, para compartilhar links em plataformas que determinam um limite de caracteres, e também é popular entre desenvolvedores.

Apesar da notícia, a companhia não pretende deixar seus usuários de mãos abanando, precisando recorrer a serviços de outras empresas para encurtar seus links: a Google, na verdade, está direcionando o goo.gl para o Firebase Dynamic Links, que chegou neste final de semana com o objetivo de centralizar os esforços da gigante no que diz respeito ao gerenciamento de links por parte de desenvolvedores. Já os usuários comuns talvez acabem preferindo serviços mais simples (da concorrência) como, por exemplo, os também populares Bit.ly e Ow.ly.

Entre os motivos que levaram a gigante à essa decisão está o fato de que, com a evolução da internet nos anos mais recentes, a maneira que as pessoas usam a internet também evoluiu, o que, hoje em dia, engloba não somente usar a World Wide Web em computadores, como também por meio de aplicativos móveis e, mais recentemente, com o crescente uso de speakers inteligentes conectados às assistentes digitais.

Continua após a publicidade

Mas, voltando à extinção do encurtador de URLs da Google, mesmo depois do dia 13 de abril, quando os usuários não conseguirão mais encurtar seus links, quem tem conta e acessa a ferramenta continuará podendo conferir os recursos ali presentes, como estatísticas de seus links encurtados, por exemplo, até o dia 30 de março de 2019, quando o goo.gl será oficialmente encerrado.

Fonte: Google Developers Blog