Eleições | Google Trends lança seção que mostra dados de buscas sobre candidatos
Por Rafael Arbulu | 13 de Setembro de 2018 às 12h46
No mês de outubro, pouco mais de 140 milhões de brasileiros irão às urnas para eleger seus próximos representantes governamentais em cinco cargos distintos: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e, finalmente, Presidente da República. A busca por informações em cada uma destas funções levou a Google a desenvolver uma nova função para sua ferramenta de tendências de comportamento, o Google Trends.
Com a intenção de trazer informações mais precisas e estabelecer um padrão de comportamento do eleitor conectado, a gigantes das buscas criou duas frentes de serviço informativo: a primeira é a Central de Dados do Google Trends, que reúne informações sobre as diversas campanhas presidenciais sob a ótica das buscas feitas pelos usuários, com dados atualizados em tempo real sobre o que eles buscam em temas relevantes ao assunto.
A segunda é um projeto intitulado “Na busca do candidato”, uma experiência visual criada pela designer Carol Cavaleiro que exibe, de maneira interativa, informações e dados que o Trends coleta sobre os candidatos à presidência e focada majoritariamente para dispositivos móveis.
A Google enfatiza que ambas as funções trabalham dentro do que o usuário busca pelos seus mecanismos, e suas informações não devem ser confundidas com intenções de voto, tendo um caráter meramente informativo.
Fonte: Central de Dados do Google Trends; Projeto "Na busca do candidato"