Editoras derrubam biblioteca acadêmica do Internet Archive para estudantes

Editoras derrubam biblioteca acadêmica do Internet Archive para estudantes

Por Wagner Wakka | 16 de Junho de 2020 às 16h48

A biblioteca do Internet Archive foi derrubada por conta de problemas de direitos autorais. O site havia lançado um serviço chamado National Emergency Library (NEL) para garantir a estudantes acesso a 1,3 milhões de livros acadêmicos durante o isolamento social por conta da pandemia. Agora, em detrimento de uma ação de editoras, o conteúdo foi retirado do ar antes da hora. 

Segundo post oficial do Internet Archive, o processo veio de Hachette, HarperCollins, Wiley e Penguin Random House e pautado em copyright. Com isso, o Internet Archive teve de retirar o serviço do ar, duas semanas antes do esperado. 

A proposta era garantir acesso a livros acadêmicos a estudantes que não têm acesso às bibliotecas de suas faculdades, fechadas por conta da pandemia. Assim, os interessados poderiam “emprestar” as produções, acessando os documentos pela plataforma do Internet Archive. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo o site, a ação fere diretamente a definição do que é uma biblioteca. “O processo ataca o conceito de qualquer propriedade de biblioteca e empréstimo digital de livros, contrapondo exatamente a ideia do que é uma biblioteca no mundo digital. A ação contrapõe até mesmo algumas publicações acadêmicas que, inicialmente, mostraram preocupações sobre a NEL, mas atualmente decidiram trabalhar conosco para dar acesso a pessoas fora de suas bibliotecas físicas na escola. Esperamos que uma cooperação similar seja possível aqui”, divulgou o Internet Archive. 

O grupo tinha o projeto de deixar a NEL aberta até o final de junho. Contudo, por conta da ação o site foi retirado do ar e não é mais possível ter acesso aos livros na plataforma. 

O Internet Archive é um grupo sem fins lucrativos com a proposta de garantir o arquivamento de conteúdos distribuídos na rede, para consulta posterior mesmo que os sites sejam derrubados. O serviço conta com blogs, games, livros, músicas e outros conteúdos de caráter histórico.

Fonte: Internet Archive

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.