É VERDADE que o primeiro data center do google foi montado com peças de LEGO
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É VERDADE que o primeiro protótipo de data center do Google foi montado com blocos coloridos de peças de LEGO. O servidor foi criado para armazenar discos rígidos que continham informações do algoritmo desenvolvido pelos fundadores da empresa.
- É VERDADE que icônico logotipo do Google foi criado por designer brasileira
- É FALSO que iPhone 17 Pro Max tem espelho para selfies com as câmeras traseiras
- É VERDADE que o modo anônimo (ou privado) não garante seu anonimato total online
O ano era 1996 quando Larry Page e Sergey Brin, então alunos de doutorado na Universidade de Stanford (EUA), criaram um algoritmo chamado PageRank. O sistema classificava páginas da internet de acordo com sua relevância, com base no número de outros sites que linkavam diretamente para cada página.
"Percebemos que tínhamos uma ferramenta de consulta. Ela dava uma boa classificação geral das páginas e ordenava as páginas subsequentes", disse Page em entrevista ao Wired.
Contudo, para testar o PageRank na prática era necessário muito espaço em disco rígido para processar dados reais da World Wide Web — a popular “www”.
A solução encontrada pelos estudantes foi recorrer às famosas peças coloridas que já naquela época faziam parte do entretenimento de crianças e adultos.
LEGO como alternativa de baixo custo
Page e Brin precisavam armazenar cerca de 40 gigabytes de dados, um volume considerado elevado em comparação com o que outros equipamentos projetados na década de 1990.
A alternativa foi dividir o armazenamento original do projeto em dez discos rígidos de 4 GB cada, montados dentro de uma estrutura feita com blocos coloridos de LEGO, evitando o uso de gabinetes metálicos mais caros.
Plástico translúcido e fita adesiva também foram usados para moldar o servidor dentro da estrutura de brinquedo.
O resultado foi um protótipo de data center que, segundo registros de Stanford, conseguiu indexar cerca de 24 milhões de páginas por semana — um feito impressionante para o período.
Os trabalhos iniciais desenvolvidos por Larry Page e Sergey Brin levaram à fundação do Google em 1998. Hoje, o primeiro servidor do PageRank está em exibição no Centro de Engenharia Jen-Hsun Huang, na Universidade de Stanford, onde é lembrado como uma das invenções mais criativas da história da tecnologia.
Leia mais:
- É VERDADE que curtidas em Reels do Instagram surgem na aba Amigos; mas há saída
- É FALSO que MacBooks não pegam vírus; proteção da Apple é boa, mas não infalível
- É VERDADE que o Instagram nasceu de um fracasso em tentar copiar o Foursquare
VÍDEO | GOOGLE KEEP É O PRÓXIMO A SER ENTERRADO?
Fonte: Universidade de Stanford; Google; Wired