Publicidade

É VERDADE que o nome "Google" foi inspirado em um termo usado na matemática

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Unsplash/Firmbee.com
Unsplash/Firmbee.com

É VERDADE que o nome “Google” tem como inspiração um termo usado na matemática. A nomeação da big tech fundada por Larry Page e Sergey Brin surgiu a partir de uma expressão usada para definir um número extremamente grande.

Em 1996, os dois estudantes da Universidade de Stanford criaram um mecanismo de busca que utilizava links para classificar páginas da World Wide Web — popularmente conhecida como “www” — de acordo com sua relevância.

Esse mecanismo de busca foi inicialmente chamado de Backrub, mas pouco tempo depois foi renomeado para Google, nome pelo qual a empresa é conhecida até hoje.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“O nome era um trocadilho com a expressão matemática para o número 1 seguido de 100 zeros e refletia apropriadamente a missão de Larry e Sergey de ‘organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis’”, informa a empresa em seu site oficial.

Essa expressão numérica tem um nome específico que inspirou os fundadores: "googol".

Erro de digitação

O nome final, porém, nasceu de um erro de digitação. Além de Larry Page e Sergey Brin, estava na discussão sobre a nomenclatura da empresa o estudante Sean Anderson.

Após os colegas escolherem o termo "googol", Anderson pesquisou na internet para verificar a disponibilidade de domínios. Durante a busca, digitou “google” em vez de “googol”.

A grafia incorreta estava disponível para registro e, após a aprovação de Page e Brin, google.com foi registrado oficialmente.

Origem do termo googol

Continua após a publicidade

O termo "googol" surgiu graças ao matemático americano Edward Kasner, que buscava tornar conceitos matemáticos complexos mais acessíveis ao público.

Esse foi um dos fatores que levaram Kasner a inventar um nome atraente para o número 1 seguido de 100 zeros. Para isso, recorreu ao sobrinho Milton Sirotta, de apenas 9 anos, pedindo que o termo tivesse muitas letras “o” para representar a quantidade de zeros.

O jovem sugeriu os termos “googol” e “googolplex” — este último, por sua vez, passou a ser usado para representar 1 seguido de uma quantidade googol de zeros.

Hoje, inclusive, a sede do Google em Mountain View, no estado da Califórnia (EUA), é chamada Googleplex.

Continua após a publicidade

Leia mais: 

VÍDEO | GOOGLE KEEP É O PRÓXIMO A SER ENTERRADO? 

Continua após a publicidade

Fonte: Google; BBC; Universidade de Stanford