É VERDADE que o nome "Google" foi inspirado em um termo usado na matemática
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É VERDADE que o nome “Google” tem como inspiração um termo usado na matemática. A nomeação da big tech fundada por Larry Page e Sergey Brin surgiu a partir de uma expressão usada para definir um número extremamente grande.
- É VERDADE que o primeiro data center do google foi montado com peças de LEGO
- É VERDADE que icônico logotipo do Google foi criado por designer brasileira
- É VERDADE que o Instagram nasceu de um fracasso em tentar copiar o Foursquare
Em 1996, os dois estudantes da Universidade de Stanford criaram um mecanismo de busca que utilizava links para classificar páginas da World Wide Web — popularmente conhecida como “www” — de acordo com sua relevância.
Esse mecanismo de busca foi inicialmente chamado de Backrub, mas pouco tempo depois foi renomeado para Google, nome pelo qual a empresa é conhecida até hoje.
“O nome era um trocadilho com a expressão matemática para o número 1 seguido de 100 zeros e refletia apropriadamente a missão de Larry e Sergey de ‘organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis’”, informa a empresa em seu site oficial.
Essa expressão numérica tem um nome específico que inspirou os fundadores: "googol".
Erro de digitação
O nome final, porém, nasceu de um erro de digitação. Além de Larry Page e Sergey Brin, estava na discussão sobre a nomenclatura da empresa o estudante Sean Anderson.
Após os colegas escolherem o termo "googol", Anderson pesquisou na internet para verificar a disponibilidade de domínios. Durante a busca, digitou “google” em vez de “googol”.
A grafia incorreta estava disponível para registro e, após a aprovação de Page e Brin, google.com foi registrado oficialmente.
Origem do termo googol
O termo "googol" surgiu graças ao matemático americano Edward Kasner, que buscava tornar conceitos matemáticos complexos mais acessíveis ao público.
Esse foi um dos fatores que levaram Kasner a inventar um nome atraente para o número 1 seguido de 100 zeros. Para isso, recorreu ao sobrinho Milton Sirotta, de apenas 9 anos, pedindo que o termo tivesse muitas letras “o” para representar a quantidade de zeros.
O jovem sugeriu os termos “googol” e “googolplex” — este último, por sua vez, passou a ser usado para representar 1 seguido de uma quantidade googol de zeros.
Hoje, inclusive, a sede do Google em Mountain View, no estado da Califórnia (EUA), é chamada Googleplex.
Leia mais:
- É VERDADE que o modo anônimo (ou privado) não garante seu anonimato total online
- É FALSO que iPhone 17 Pro Max tem espelho para selfies com as câmeras traseiras
- É VERDADE que curtidas em Reels do Instagram surgem na aba Amigos; mas há saída
VÍDEO | GOOGLE KEEP É O PRÓXIMO A SER ENTERRADO?
Fonte: Google; BBC; Universidade de Stanford