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É VERDADE que icônico logotipo do Google foi criado por designer brasileira

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

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Unsplash/Nathana Rebouças
Unsplash/Nathana Rebouças

É VERDADE que o famoso logotipo do Google foi criado por uma designer brasileira. Ruth Kedar foi a responsável por desenvolver o símbolo, em contato direto com os fundadores da big tech na época de sua criação.

Nascida em Campinas, no interior de São Paulo, Kedar dava aulas de design na Universidade de Stanford (EUA) quando Larry Page e Sergey Brin, então alunos da instituição, entraram em contato com ela para criar o logotipo de uma startup que estava nascendo: o Google.

O ano era 1998 e, de acordo com a profissional, a tipografia digital ainda estava em desenvolvimento. Mesmo assim, decidiu-se que o logotipo da companhia usaria apenas letras, sem imagens ou outros elementos gráficos.

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“Isso tornou ainda mais importante a escolha de uma fonte que superasse esses obstáculos e refletisse todos os valores e ideias por trás da marca Google, bem como a busca por produtos”, disse a designer em entrevista ao Google.

Fonte escolhida para o logo

A fonte escolhida por Kedar para desenvolver o logo foi a Catull, por transmitir uma ideia de continuidade entre tradições do passado e a visão de futuro. Além disso, a profissional destacou a leveza e a elegância dessa tipografia.

“Naquela época, não sabíamos que os Doodles do Google se tornariam sinônimos da marca e quão importantes seriam para consolidá-la. Mas a singularidade dessas formas de letras permitiu que os artistas criassem ilustrações incríveis, em que o logotipo do Google sempre permanecia reconhecível como sua estrutura subjacente”, ressaltou a designer.

A simbologia das cores do Google

As cores do logotipo foram escolhidas para transmitir uma ideia de “brincadeira de criança”, no sentido de que a utilização da internet deveria ser algo prazeroso e acessível para todos. Ao mesmo tempo, Kedar buscava associar o projeto à curiosidade, ao risco e à diversão presentes nos processos lúdicos.

“A partir daí, o uso de cores primáriasvermelho, azul e amarelo — foi uma escolha óbvia, pois são frequentemente utilizadas em brinquedos de desenvolvimento infantil, como blocos de construção, que são particularmente análogos à busca (um bloco fundamental do aprendizado)”, explicou Kedar.

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A cor verde — considerada secundária no círculo cromático — foi incorporada como referência à ideia de quebra de padrão e ao desejo por uma compreensão mais profunda após uma busca inicial representada pelas cores primárias.

Carreira alavancada pela criação do logo

Ruth Kedar destacou que ser a profissional por trás do logo do Google só mudou sua carreira no aniversário de dez anos da empresa. Segundo ela, foi a primeira vez que as atenções se voltaram ao design do símbolo da companhia e, consequentemente, seu nome passou a ser associado a ele.

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A designer pontuou ainda que, se o Google tivesse permanecido apenas como ferramenta de “busca” na internet, talvez a empresa não tivesse crescido tanto — e seu nome nunca tivesse vindo a público.

“Mas, ao se tornar uma empresa global, com centenas de produtos e milhares de funcionários, e uma marca tão onipresente, o Google atraiu a atenção do mundo para mim e, com ela, uma notoriedade que me pegou completamente de surpresa”, disse a brasileira.

Kedar afirmou que, ao olhar para trás, não mudaria nem o processo nem o resultado do logotipo do Google. Para ela, o design não se limita à estética, mas também envolve soluções criativas para problemas.

“É verdade que você pode olhar para um logotipo antigo e ver coisas que poderiam ser melhoradas. Mas isso não é suficiente. É necessário explorar e compreender profundamente antes de redesenhar algo e realmente agregar valor ao que já existe”, acrescentou a profissional.

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Fonte: Google