Publicidade

É VERDADE que é perigoso ligar produtos como geladeira e micro-ondas na extensão

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Flickr/Chesapeake Bay
Flickr/Chesapeake Bay

É VERDADE que ligar eletrodomésticos como geladeira e forno micro-ondas em extensões é perigoso A falta de tomadas em algumas cozinhas leva consumidores a optarem por essa alternativa, o que não é seguro.

De acordo com Edval Delboni, professor de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), produtos como refrigeradores e micro-ondas operam com altas correntes, incompatíveis com extensões, que suportam apenas pequenas cargas elétricas.

“Vamos supor que você ligue uma extensão em uma tomada de 10 amperes (10 A) na parede. Se você conectar um produto que consome mais de 10 A nessa extensão, ela vai aquecer e pode provocar um acidente”, destaca o docente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Delboni ressalta que os riscos aumentam quando eletrodomésticos de alta potência são conectados na mesma extensão com outros aparelhos, o que pode causar sobrecarga no equipamento .

Riscos relacionados ao superaquecimento

O engenheiro elétrico explica que os riscos mais comuns de ligar produtos potentes em extensões estão relacionados ao superaquecimento, que pode resultar em acidentes, incluindo incêndios.

“Também pode ocorrer curto-circuito. Quando a extensão aquece, os fios internos esquentam e podem derreter a camada isolante que separa os fios. Essa proteção danificada compromete os fios e pode causar problemas elétricos”, alerta Delboni.

O professor acrescenta que, quando ocorre um curto-circuito, o disjuntor do quadro de energia, do qual saem os fios que ligam o equipamento à tomada, deve interromper a corrente. Mas, caso ele não funcione corretamente, o risco de incêndio aumenta significativamente.

Orientações de segurança

Delboni explica que, caso a pessoa deseje utilizar uma extensão para ligar aparelhos potentes, ela deve optar por uma que contenha fusível, que atua como mecanismo de proteção.

Continua após a publicidade

“Você conecta a extensão em uma tomada de 10 A, e ela pode ter várias tomadas. Se você ligar um equipamento que ultrapassa a capacidade da extensão, por exemplo mais de 10 A, o fusível queima e protege a extensão”, explica o professor.

O filtro de linha também é apontado como uma medida útil, mas protege apenas contra picos elétricos e surtos de tensão, não sendo eficiente contra sobrecarga de corrente.

O especialista destaca ainda que eletrodomésticos usados na cozinha — como geladeira, forno micro-ondas e air fryer — têm alta potência e devem ter circuitos exclusivos.

“Cada equipamento de maior potência deve ter dois fios e um disjuntor exclusivo, garantindo que apenas aquela tomada esteja ligada ao equipamento. Por exemplo, um disjuntor para a geladeira, outro para a air fryer, e assim por diante”, conclui Delboni.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO | VOCÊ NÃO PRECISA GUARDAR ESSES ALIMENTOS NA SUA GELADEIRA