Publicidade

É VERDADE que celular no modo avião carrega mais rápido — mas efeito é minúsculo

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Unsplash/Sten Ritterfeld
Unsplash/Sten Ritterfeld

É VERDADE que ativar o modo avião (ou modo voo) pode acelerar o carregamento da bateria do celular, embora o efeito real seja pequeno. Essa é uma das estratégias que as pessoas utilizam para tentar reduzir o tempo de carga do smartphone no dia a dia.

A relação entre o modo avião e um carregamento mais rápido está no fato de que, ao ativar essa função, o dispositivo passa a consumir menos energia.

Isso ocorre porque ela desativa conexões sem fio como Wi-Fi, Bluetooth e redes móveis — como o 5G —, que demandam maior desempenho do processador do smartphone. Com isso, o celular utiliza menos bateria durante o processo de carga.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, o sistema do dispositivo tende a consumir mais energia em situações em que o sinal de internet é fraco, já que tanto a rede móvel quanto o Wi-Fi buscam melhores conexões repetidamente, o que aumenta o gasto de bateria.

“Para aumentar a velocidade de carregamento, carregue o seu dispositivo no modo de voo”, informa a Samsung em uma página do seu site com dicas sobre carregamento rápido.

Outras dicas para carregar o celular mais rápido

Apesar de ajudar levemente no tempo de carga, habilitar o modo avião não reduz significativamente o tempo de carregamento e tem como ponto negativo o fato de deixar o dispositivo sem conexões sem fio.

Por conta disso, os usuários que precisarem de carregamentos mais rápidos podem adotar outras práticas. A principal recomendação das fabricantes é sempre optar por carregadores originais, de preferência os compatíveis com carregamento rápido.

“Usar equipamentos defeituosos, desgastados ou não certificados pode reduzir a velocidade de carregamento ou acionar os circuitos de segurança do seu telefone, anulando qualquer benefício”, informa a Honor.

Outra dica é conectar o carregador diretamente na tomada, em vez de ligar o celular ao notebook por meio de um cabo USB. As portas USB transferem menos energia e, nesse caso, ainda há uma competição com o consumo do próprio computador.

Continua após a publicidade

As fabricantes também recomendam carregar os smartphones em locais frescos, já que os dispositivos modernos contam com mecanismos que reduzem a velocidade de carregamento em casos de superaquecimento.

“Altas temperaturas podem impactar negativamente o desempenho da bateria e a eficiência de carregamento. As baterias de íons de lítio, comumente usadas em smartphones, são sensíveis ao calor e podem se degradar mais rapidamente quando expostas a calor excessivo. Além disso, o processo de carregamento gera calor, agravando ainda mais o problema”, informa a Xiaomi.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | 10 Coisas que você NÃO deve fazer com o seu celular

Fonte: Samsung; Honor; Xiaomi; Sony