Publicidade

É FALSO que portas fechadas cortam o sinal do Wi-Fi; saiba o que interfere

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Unsplash/Franck
Unsplash/Franck

É FALSO que deixar as portas fechadas possa cortar o sinal do Wi-Fi. Abrir as portas dos cômodos muitas vezes é visto como uma solução para problemas de conectividade, mas a interferência real está em outros fatores.

De acordo com a Dell, portas — principalmente as de madeira e vidro transparente que não têm grande espessura — não interferem de forma significativa no sinal da rede.

Móveis espalhados pelos cômodos ou divisórias simples em escritórios, bem como paredes de gesso, também quase não afetam a intensidade da conexão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Eletrônicos que podem interferir no sinal do Wi-Fi

A interferência gerada por outros eletrônicos é um dos principais inimigos do Wi-Fi no dia a dia. Muitos desses aparelhos operam em frequências de rádio semelhantes às usadas pela rede.

O micro-ondas, por exemplo, funciona em cerca de 2,45 GHz, frequência semelhante à usada por algumas redes Wi-Fi (2,4 GHz). Por isso, quando esse eletrodoméstico está próximo ao roteador ou ao dispositivo conectado, podem ocorrer quedas temporárias de sinal.

Um efeito parecido pode ser registrado com outros aparelhos eletrônicos, como TVs, babás eletrônicas, telefones sem fio e câmeras de segurança.

Alto-falantes sem fio, fones de ouvido e outros dispositivos que utilizam Bluetooth também operam em frequências próximas à do Wi-Fi e podem causar interferências.

Outros itens que podem atrapalhar a conexão

Ao contrário das paredes de gesso, estruturas de concreto, tijolo ou metal representam obstáculos consideráveis para o sinal de Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Outro empecilho para a estabilidade da internet são os espelhos. Esses itens refletem as ondas de rádio em direção oposta, reduzindo a qualidade da conexão.

Objetos grandes que contêm água — como aquários e fontes — também prejudicam a propagação do sinal, assim como itens metálicos próximos ao roteador ou ao dispositivo que depende da rede.

Dicas para manter o Wi-Fi estável

Diante dos fatores que podem afetar o sinal do Wi-Fi, algumas dicas ajudam a reduzir as interferências:

Continua após a publicidade
  • Posicione o roteador em um cômodo central, longe de paredes e obstáculos físicos;
  • Sempre que possível, mantenha o roteador em locais altos;
  • Evite deixá-lo perto de aparelhos que possam causar interferência, como micro-ondas e telefones sem fio;
  • Procure se manter o mais próximo possível do roteador para garantir melhor conexão.

Leia mais: 

VÍDEO | ISSO VAI MELHORAR SEU WI-FI

Continua após a publicidade

Fonte: Positivo; Dell; Vivo; Desktop