É FALSO que mais megapixels garantem uma câmera melhor; veja o que conta
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

É FALSO que mais megapixels (MP) garantem uma câmera melhor no celular. Esse é um parâmetro usado por muitas fabricantes para promover a qualidade das câmeras, mas o que realmente importa é o conjunto do sistema fotográfico do dispositivo.
- É FALSO que iPhone 17 Pro Max tem espelho para selfies com as câmeras traseiras
- É VERDADE que celulares dobráveis tem limite de vezes que podem abrir e fechar
- É FALSO que carregamento rápido estraga a bateria do celular; veja como funciona
Megapixel significa um milhão de pixels — pequenos pontos coloridos que compõem as fotos digitais. Cada pixel corresponde a uma parte minúscula da imagem e, durante o registro, a câmera captura e organiza milhões deles em uma grade.
Os pixels podem ser imaginados como peças de um mosaico: de longe, é possível ver uma imagem nítida, mas a aproximação com o zoom pode revelar os quadrados coloridos.
Logo, mais megapixels permitem capturar mais dessas peças, o que resulta em mais detalhes, especialmente para impressões grandes ou cortes de grandes proporções na imagem — ou seja, uma melhor resolução.
Câmeras com entre 12 MP e 20 MP já são suficientes para entregar fotos de boa resolução, adequadas para impressões médias e compartilhamento em redes sociais.
Outros fatores que determinam a qualidade da câmera
A resolução não é o único elemento que define a qualidade de uma câmera. O tamanho do sensor, por exemplo, é tão importante quanto a contagem de megapixels.
O sensor de imagem é responsável por captar a luz que entra pela lente. Quanto maior o sensor, mais luz e detalhes ele consegue registrar. Isso resulta em fotos mais nítidas, especialmente em ambientes com pouca iluminação.
Esse componente é apresentado na ficha técnica dos smartphones como uma fração de polegadas. Sensores comuns variam entre 1/2, 1/1,5 e 1/1,3 polegadas — quanto menor a fração, maior o sensor.
A abertura da lente — indicada por valores como f/1,8 — também é crucial, pois define a quantidade de luz que chega ao sensor. Já o processador de imagem interpreta os dados capturados e pode aplicar otimizações automáticas, como redução de ruído, ajuste de cores e nitidez.
Portanto, os megapixels são importantes para garantir boa resolução, mas o tamanho do sensor, a abertura da lente e o processador de imagem são igualmente decisivos para definir a qualidade de uma câmera.
Leia mais:
- É FALSO que carregar o celular antes do aparelho descarregar 100% vicia bateria
- É VERDADE que usar carregador falso pode explodir o celular; veja outros riscos
- É FALSO que o celular atrai raios; perigo está em carregador e telefone fixo
VÍDEO | COMO SABER SE A CÂMERA DO CELULAR É BOA?