Publicidade

É FALSO que exista o emoji de cavalo marinho — sim, a IA ficou totalmente maluca

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Imagem gerada pelo ChatGPT
Imagem gerada pelo ChatGPT

É FALSO que existe um emoji de cavalo-marinho disponível nos teclados digitais. Viralizaram nas redes sociais respostas confusas de ferramentas de inteligência artificial (IA) quando questionadas por usuários sobre a existência do símbolo, mas ele não está disponível.

O Consórcio Unicode é o responsável por divulgar, anualmente, listas atualizadas de emojis aprovados que serão lançados. E nenhuma lista divulgada desde 2010 incluiu a figura de um cavalo-marinho.

A suposição da existência desse emoji pode estar associada ao chamado “efeito Mandela”. Isso ocorre quando pessoas se convencem coletivamente de que algo é real, mas, na verdade, nunca aconteceu.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No caso do cavalo-marinho, esse fenômeno pode ter sido alimentado pelo contato das pessoas com imagens do animal em outros contextos, levando-as a presumir que ele também estava disponível nos teclados digitais.

Respostas confusas da IA

Diante da dúvida sobre a existência do emoji do cavalo-marinho, diversos internautas recorreram a ferramentas de IA para obter a confirmação. As respostas confusas — conhecidas como “alucinações” — de algumas delas viralizaram nas redes sociais.

Postagens mostram que IAs como o ChatGPT e o Claude apresentaram peixes, polvos e até unicórnios como resposta à pergunta.

O Canaltech também testou as plataformas, usando a questão “existe um emoji de cavalo-marinho?” no ChatGPT, Claude e Gemini. Confira a seguir os resultados.

ChatGPT: confusão com peixe, unicórnio e outros animais

Continua após a publicidade

Claude: confusão com unicórnio e onda

Gemini: resposta correta sobre não existir o emoji

Continua após a publicidade

Incentivo à adivinhação

Um relatório divulgado em setembro de 2025 pela OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, aponta que as alucinações da ferramenta de IA têm relação com o incentivo à adivinhação recebido por esses sistemas.

De acordo com a empresa, os modelos de linguagem de grande porte (LLMs) tendem a alucinar porque os padrões de treinamento e avaliação recompensam palpites em vez do reconhecimento da própria incerteza.

No caso do emoji do cavalo-marinho, a alucinação pode ser causada não só pelo palpite infundado para oferecer uma resposta ao usuário, como também pelo comportamento bajulador observado em muitas ferramentas.

Continua após a publicidade

Nesses casos, distorcer a verdade e inventar fatos se torna uma alternativa para as IAs gerarem respostas que satisfaçam os usuários.

Leia mais: 

VÍDEO | EMOJI NA SENHA: GÊNIO DA SEGURANÇA OU PESADELO NA HORA DE LOGAR?

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism; Emojipedia

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*