Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dropbox encerra armazenamento ilimitado e culpa abuso dos usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2023 às 14h28

Link copiado!

(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)
(Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

O Dropbox descontinuou seus planos de assinatura que ofereciam armazenamento ilimitado. A empresa citou abuso de parte dos usuários para justificar o fim dessas modalidades, inicialmente pensadas para atender o público corporativo.

Segundo a plataforma, mineradores de criptomoedas e "revendedores" aproveitavam o armazenamento ilimitado para ganhar dinheiro. Essas pessoas estariam consumindo uma quantidade excessiva do serviço, bem mais do que um cliente normal conseguiria.

Continua após a publicidade

"Com o tempo, descobrimos que um número crescente de clientes estava comprando assinaturas avançadas não para administrar um negócio ou organização, mas para fins como criptografia e mineração de Chia, indivíduos não relacionados que agrupam armazenamento para casos de uso pessoais ou até mesmo casos de revenda de armazenamento", explica o Dropbox.

Tal abuso vai contra as regras da modalidade que tinha como objetivo permitir que companhias tivessem uma preocupação a menos quando fossem escalar serviços de armazenamento em nuvem.

Limites para novos assinantes

Agora, o plano Avançado do Dropbox vai oferecer 15 TB de armazenamento divididos para uma equipe com até três licenças. Ao adicionar mais licenças, 5 TB são adicionados ao pacote.

Continua após a publicidade

Para o Dropbox, essa quantidade é suficiente para guardar 100 milhões de documentos, 4 milhões de fotos e 7,5 mil horas de vídeos em alta resolução.

O que acontece com assinantes antigos?

Atuais consumidores que ocupam menos de 35 TB poderão continuar com todo esse espaço, somado a 5 TB, por mais cinco anos, sem custo adicional. Já aqueles que usam mais do que 35 TB (menos de 1% dos consumidores, segundo a empresa), serão contactados para discutir opções diretamente com a empresa, mas poderão utilizar até 1.000 TB.

A nova política do Dropbox começa a valer a partir de 1° de novembro de 2023, então há um tempo considerável até que a alteração impacte o público final. Até lá, consumidores do plano Avançado continuarão com armazenamento infinito.