Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instabilidade "derruba" sites brasileiros nesta segunda; saiba como resolver

Por| 03 de Agosto de 2020 às 16h37

Link copiado!

Patricia Gnipper/Captura de tela
Patricia Gnipper/Captura de tela

*Aparentemente, a situação foi normalizada por volta das 16h45 de 03/08. A notícia foi atualizada para incluir o posicionamento do Google e do Registro.br sobre o tema:

Vários sites brasileiros ficaram inacessíveis na tarde desta segunda-feira (3) por conta, aparentemente, de um problema no DNS do Google. Mercado Livre, UOL e Locaweb, por exemplo, tiveram um aumento de reclamações no DownDetector feitas por usuários que não conseguem acessar as plataformas ou sites hospedados nelas — nos dois últimos casos.

O problema aparentemente começou por volta das 15h (em Brasília). Na hora seguinte, o número de relatos apenas aumentou. No entanto, o problema poderia ser com o DNS do Google, uma vez que muita gente manteve o acesso normal a todos os sites citados. Fizemos um teste aqui na redação do Canaltech, trocando para o DNS da Gigante das Buscas e não deu outra: os sites deixaram de carregar.

Continua após a publicidade

Registro.br explica o problema

O Registro.br é um departamento responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usa ".br". Ele faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), associação sem fins lucrativos para regulamentação do setor, criada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. Segundo uma lista de discussão do Registro.br, "a situação já se encontra normalizada. Os que puderem, façam a limpeza do cache nos seus servidores DNS recursivos para acelerar o processo de normalização em suas redes".

"Uma chave antiga foi utilizada indevidamente para a assinatura das zonas de segundo nível do .br. Um relatório completo com os detalhes do incidente será publicado em breve", afirmou Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

Google fala sobre o caso

Continua após a publicidade

Embora, as evidências indiquem que o problema esteja relacionado ao DNS do Google, a assessoria nacional da companhia nega que a origem venham de sua infraestrutura. "Não identificamos problemas no Google DNS hoje [3]", resumiu, ao falar a respeito do ocorrido, em um email enviado para o Canaltech .

Como trocar o DNS em casos como este?

Se você estiver com problema para acessar algum site ou serviço da web, pode tentar resolver trocando o DNS do Google para outro — saiba como trocar o DNS de qualquer dispositivo. Uma opção é utilizar o DNS preferencial 1.1.1.1 e DNS alternativo 1.0.0.1 — ambos são fornecidos pela empresa de segurança CloudFlare.

Qual site você tentou acessar e não conseguiu? Funcionou ao trocar o DNS? Conta nos comentários.