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Descubra como reclamar de internet, telefone e TV a cabo pelo site da Anatel

Por| 17 de Agosto de 2015 às 09h59

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Descubra como reclamar de internet, telefone e TV a cabo pelo site da Anatel
Descubra como reclamar de internet, telefone e TV a cabo pelo site da Anatel
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Se você ficar de olho nas páginas de negócios dos jornais, vai reparar que as empresas de telecomunicações costumam aparecer sempre entre as piores avaliadas pelos consumidores.

Além de problemas na prestação do serviço em si, o atendimento para a solução dessas questões também tende a deixar a desejar, gerando uma série de incômodos para você, cliente. Quando a relação com a empresa de telefonia (fixa ou móvel), internet e TV a cabo fica insustentável, o jeito é recorrer a alguma entidade superior.

E não estamos falando de reza brava, mas sim da Agência Nacional das Telecomunicações – a Anatel. Ela é responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil e uma de suas atribuições é fiscalizar a qualidade dos serviços prestados.

Então, quando você não consegue resolver um problema junto à operadora de TV, internet ou telefonia, é à Anatel que você deve recorrer. E isso pode ser feito de uma maneira bem simples, via internet. Aprenda a fazer isso agora.

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Pré-requisitos

Antes de fazer um registro no site da Anatel, você precisa já ter entrado em contato com a sua operadora. Isto porque a reclamação no site da agência precisa vir acompanhada do número de um protocolo de atendimento. É a comprovação de que você tentou resolver o problema junto à companhia, mas não obteve sucesso.

Passo 01

Com o número do protocolo de atendimento em mãos, será preciso ir até a página do sistema FOCUS – Suporte de Atendimento aos Usuários da Anatel — clique aqui para acessar. Lá, você vê a tela exibida na imagem abaixo e, como este deve ser o seu primeiro acesso, será preciso realizar um cadastro. Clique em “Ainda não sou cadastrado”.

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Preencha todos os dados, conforme solicitado e conclua o seu cadastro. Depois, retorne à página inicial e faça login com as informações que acabou de registrar.

Passo 02

Ao fazer login, você visualiza a tela inicial do sistema atendimento ao usuário. Ali, clique em “Fale conosco”.

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Passo 03

Na tela seguinte, há um texto de apresentação do serviço. Nela, você deve clicar em “Registrar solicitação”.

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Passo 04

Na próxima tela, clique em “Reclamação” — afinal este é o foco deste tutorial.

Passo 05

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Presumindo que você já tentou contato com a sua operadora e não obteve sucesso na resolução do problema, na tela seguinte você deve clicar em “Iniciar registro”.

Passo 06

Agora, é hora de definir o tipo de serviço prestado com o qual você está tendo problema. São seis opções: telefonia móvel pós-paga, telefonia móvel pré-paga, telefonia fixa, TV a cabo, internet banda larga e há ainda uma opção chamada “Mais opções”, caso a sua reclamação não se enquadre em nenhuma das outras cinco categorias.

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Passo 07

No passo seguinte, você deve definir qual a qual área pertence a sua reclamação. São 18 opções diferentes, então leia com atenção a cada uma delas e escolha a que mais se aproxima da sua insatisfação.

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Passo 08

Após selecionar a natureza da reclamação, é preciso deixar o processo ainda mais preciso, então leia com atenção as novas opções e escolha a mais apropriada.

Passo 09

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Na tela seguinte, chegou a hora de escrever sobre o seu problema. Preencha todos os dados solicitados de maneira precisa e correta e faça uma breve descrição do seu problema. Lembre-se de ser o mais objetivo e claro possível, pois é a partir disso que a Anatel vai agir para tentar lhe ajudar.

Clique em “Finalizar registro” para concluir a sua reclamação.

Passo 10

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Na tela seguinte, é possível anexar arquivos nos formatos DOC e PDF de no máximo 1 MB cada um. Você pode anexar quantos desejar, desde cada anexo não ultrapasse o valor máximo suportado pelo site — este passo não é obrigatório.

Agora é só esperar

Depois de registrada a sua reclamação, basta aguardar alguns dias até que a Anatel analise sua solicitação e tome as devidas providências. Lembre-se que, ao usar este recurso, você aceita os termos de responsabilidade, ou seja, qualquer informação prestada de forma equivocada ou enganosa pode trazer problemas sérios para você.

Caso você esteja com a razão na disputa com a operadora, é bem provável que ela entre em contato com você nos próximos dias para tentar uma solução. Ou, dependendo do caso, você pode notar a mudança já na próxima fatura. Se quiser acompanhar o andamento de sua solicitação, basta acessar o site onde fez o registro, fazer login e verificar a quantas anda este processo.

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Versão mobile

Recentemente, a Anatel lançou o aplicativo Anatel Consumidor, com versões para as principais plataformas mobile da atualidade. Basta instalar o app em seu tablet ou smartphone e então você pode registrar reclamações e acompanhar o andamento de suas solicitações diretamente pelo dispositivo portátil.

O processo de fazer uma reclamação pelo aplicativo é basicamente igual ao do site. Você faz login, define a natureza de sua reclamação, informa número de protocolo de atendimento junto a companhia, faz uma breve descrição do problema e pronto. Depois, é só aguardar.