De cada quatro sites da internet, um utiliza a plataforma Wordpress

Por Redação | 09 de Novembro de 2015 às 12h20

Firmando-se como um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais utilizados da web, o Wordpress comemora novos números revelados pela consultoria W3Techs. De acordo com os dados, o CMS está disponível em 25% de todos os sites da internet – ou seja, uma em cada quatro páginas utiliza o sistema para gestão de publicações.

Para deixar a marca bem clara, a W3Techs frisa que o total se trata do total absoluto da rede, e inclui até mesmo sites que não utilizam sistemas de CMS. Quando se fala unicamente nesse universo, o domínio do Wordpress é ainda maior, estando disponível em 58,7% dos domínios. Em um distante segundo lugar está o Joomla, que aparece com apenas 6,6%.

Apesar de comemorar os dados, os responsáveis pelo Wordpress não se dizem que não vão descansar. De acordo com Matt Mullenweg, fundador da Automattic, a companhia que é responsável pela ferramenta, o total de 57% de sites utilizando soluções próprias para gerenciamento de conteúdo ou nenhum tipo de ferramenta para esse fim é o grande público a ser conquistado agora, já que é sempre mais fácil trazer novos usuários do que “converter” aqueles que já estão acostumados com outros softwares.

A declaração faz sentido, principalmente quase se leva em conta que, apesar de seu domínio, o Wordpress não vem apresentando muito crescimento no market share. A marca de 58,7% de sites utilizando a ferramenta representa pouca alteração em relação aos primeiros meses deste segundo semestre - inclusive, ela é menor que o registrado entre janeiro e julho de 2015, quando a participação de mercado do CMS chegou a ultrapassar os 60%.

O grande destaque do Wordpress é sua facilidade de instalação e execução. Por ser gratuito e ter uma interface amigável, o sistema pode ser utilizado por qualquer usuário, independentemente de seu nível de familiaridade com os bastidores da rede, sem falar nos plug-ins que ampliam em muito suas funcionalidades. Nas mãos de um profissional, a plataforma alça voos ainda maiores em termos de personalização e usabilidade. Por isso, não é nenhuma surpresa que essa seja a opção favorita de um quarto da internet.

Fontes: W3Techs, Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.