Dados na Internet: confira quais deles nunca podem ser compartilhados

Por Ariane Velasco | 05 de Dezembro de 2019 às 21h25
pixabay

A Internet pode ser muito útil para realizar diversas tarefas como trabalhos acadêmicos, profissionais, aproximação com familiares através das redes sociais, pesquisas inteligentes com o Google, entre tantas outras, incluindo compras. No entanto, é muito importante tomar muito cuidado ao compartilhar certos dados na rede, uma vez que, em mãos erradas, eles podem causar sérios estragos. Saiba, logo abaixo, quais são eles e conheça os cuidados necessários para impedir que eles vazem web afora.

Dados na internet: Documentos como RG e CPF

Alguns dados que jamais podem ser compartilhados na Internet são os dígitos de seu RG, CPF, título de eleitor, entre outros documentos.

Alguns sites de compras pedem pelo CPF. No entanto, é necessário identificar se eles são realmente confiáveis antes de fornecer informações tão importantes. Em qualquer caso de dúvida, recue.

Páginas que não disponibilizam compras de produtos não estão autorizados a pedir quaisquer um dos dados acima. Por isso, caso você se depare com essa solicitação ao fazer seu cadastro em uma rede social ou até antes de fazer o download de um programa, desconfie e, em nenhuma hipótese, digite tais informações.

Outro dado que você nunca pode compartilhar na Internet caso não esteja realizando uma compra é o número de seu cartão de crédito. Lembre-se de que pessoas mal-intencionadas podem usar essa informação para comprar diversos itens e aplicar golpes.

Dados na Internet: Evite compartilhar documentos (Foto: Reprodução)

Dados na internet: nome completo

Outros dados que você jamais pode espalhar na Internet é o seu nome completo ou de seus familiares. Isso porque eles podem ser usados para aplicar golpes onde bandidos se passam por entes queridos para extorquir pessoas pelo telefone. Por isso, sempre que possível, evite deixar nomes expostos, bem como sua relação de parentesco com outras pessoas.

Dados na Internet: evite compartilhar seu nome completo na rede (Foto: Reprodução)

Dados na internet: envio de currículos

Ao se candidatar para vagas de emprego, evite fornecer os dados de seu currículo em sites suspeitos. Os dados presentes neles podem ser usados por criminosos para solicitar empréstimos ou praticar crimes como falsidade ideológica (onde seu nome é utilizado para praticar atividade ilícitas).

Evite compartilhar dados do seu currículo na Internet (Foto: iStock)

Dados na internet: endereço

Outro dado que você deve evitar compartilhar na Internet é o seu endereço. Por isso, evite marcá-lo em fotos ou posts em redes como Facebook ou Instagram.
Você também deve evitar, sempre que possível, compartilhar seu número de telefone na Web, uma vez que isso pode levar a consequências indesejadas como ligações de golpistas.

Não compartilhe dados residenciais na Internet (Imagem: Reprodução)

Dados na internet: é proibido compartilhar dados na Internet?

Não, principalmente no caso de uso do Internet Banking, por exemplo, onde é necessário informar sua senha bancária. No entanto, antes de realizar esse tipo de operação, você deve ter a certeza de que seu antivírus está atualizado e operando de maneira satisfatória para proteger suas informações. Além disso, no caso de compras pela Internet, certifique-se de que seus dados estão sendo informados em um site confiável. Para isso, vale a pena ler reviews e avaliações de outros clientes. Em hipótese alguma faça compras em sites que pareçam suspeitos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.