Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do Wikipedia quer sua nova Wiki tenha menos intromissão de jornalistas

Por| 23 de Outubro de 2018 às 18h10

Link copiado!

Twitter
Twitter

O criador do Wikipedia, Jimmy Wales, agora quer criar uma nova plataforma “orientada para a comunidade”, ele disse ao jornal The Drum. Segundo ele, a sua plataforma, chamada de WikiTribune, deve se tornar cada vez mais comunitária, fugindo do meio tradicional de chegar até a notícia”.

Em termos mais claros, a proposta de Wales é não ter a mediação de um jornalista nas informações que ele pretende colocar em sua plataforma. Com isso, ele simplesmente demitiu seus 12 editores originais, em abril deste ano, para fazer esta mudança.

A plataforma foi criada em agosto do ano passado como uma tentativa de ser uma alternativa à Wikipedia, mas voltada a notícias e não apenas informações e conceitos da ciência e história da humanidade.

Na entrevista para o site, Wales informou que, para ter confiança do leitor, é preciso fazer com que ele também participe do projeto. “A principal coisa que eu aprendi até agora é que para implementar a nossa visão, nós precisamos dar à comunidade toda confiança de que a WikiTribune é baseada em suas contribuições, enquanto o time profissional permanece aqui principalmente para servir quando necessário”, disse.

Continua após a publicidade

O projeto nasceu de uma ideia de combater a desinformação, usando dados de usuários e até dicas da comunidade para que jornalistas pudessem chegar ao fato. Contudo, agora, Wales informou que pretende que o time seja exatamente apenas uma função secundária, mais técnica para modelar textos e conteúdos que essencialmente para cavar informação.

O WikiTribune passou por um período de beta, que, segundo Wales, serviu de conhecimento para o que a comunidade quer, e como ela pode colaborar com o projeto. “Nós cravamos desde o primeiro dia que a WikiTribune foi lançada que consideramos que nossa comunidade e nosso jornalistas profissionais são iguais. Isso significa que não há um momento em que o jornalista precisa revisar o trabalho da comunidade, mas tem de trabalhar com eles colaborativamente para desenvolver textos de alto nível”, disse.

Ele ainda disse que a plataforma deve contratar mais jornalistas novamente para trabalhar com a comunidade, mas o foco sempre será a produção do público.

Fonte: The Drum