Como pesquisar no Google de maneira exata e eficiente

Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google é, de fato, a ferramenta de pesquisa mais utilizada por qualquer pessoa no dia a dia. Isso porque ela permite resultados em variados que são exibidos em uma fração de segundos, tornando possível encontrar praticamente qualquer coisa na internet. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que é possível otimizar ainda mais o processo de busca no site, o que é ideal para quando o assunto a ser pesquisado é mais complexo ou os resultados precisam ser mais refinados.

Confira abaixo dicas de como pesquisar no Google de maneira eficiente, anote-as e torne sua vida ainda mais fácil na Internet!

Para pesquisar conteúdos de determinado site

Às vezes até conhecemos um site no qual sabemos que o conteúdo que procuramos poderá ser encontrado. Por exemplo, quando o assunto é tecnologia, provavelmente o Canaltech terá exatamente o que você procura. No Google, é possível realizar uma busca dentro de um site. Para isso, você precisa:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

1. Usar a palavra “site” seguida de dois pontos (lembrando que estes dois pontos nunca podem estar separados com espaço). Ex.: site:canaltech.com.br

2. Adicionar o termo que você procura. Ex.: site:canaltech.com.br processadores.

Caption

Pesquisar em sites correlatos ou consultar informações sobre um site

Você também pode pesquisar em vários sites que tenham a mesma pauta ou buscar por mais informações sobre determinado site. Para isso:

1. Ao invés de “site”, coloque a palavra “related”. Ex.: related:canaltech.com.br.

Para ter mais infos sobre um site, basta colocar a palavra “info”. Ex.: info:canaltech.com.br.

Lembre-se de jamais separar os dois pontos com espaço.

Pesquisa em redes sociais

Quando quiser encontrar a rede social de determinada empresa ou pessoa, basta adicionar uma @ antes de seu nome. Ex.: @canaltech no instagram.

Também é possível buscar por hashtags, que são muito utilizadas tanto no Instagram quanto no Twitter. Basta adicioná-las antes do termo buscado.

Foto: Divulgação

Preços

É possível também realizar uma busca refinada sobre preços e suas variações simplesmente ao digitar. Basta adicionar o símbolo $ antes de determinado número e depois do nome do produto pesquisado. Ex.: celular $1500.

Já, para consultar variações de preço, basta colocar reticências (...) entre dois números, ambos acompanhados do cifrão. Ex.: celular $1000…$2000.

Pesquisar uma frase exata

Para encontrar a frase que corresponde exatamente a que você está procurando, basta colocá-la entre aspas. É um recurso muito útil para frases contidas em livros.

Combinar resultados de uma pesquisa

Para inserir resultados semelhantes em uma pesquisa, basta colocar os dois ou mais termos buscados separados pela palavra “ou”. Ex.: livro OU caderno.

Outras utilidades

- Encontrar a definição de uma palavra no dicionário

Para saber como uma palavra ficaria no dicionário, basta inseri-la na barra de pesquisas acompanhada de “significado”. Ex.: taxonomia significado.

- Calculadora

Também é possível usar o Google como calculadora. Basta adicionar os números a serem calculados e os símbolos referentes às operações matemáticas na barra de pesquisa. Ex.: 1440/17 (a barra significa divisão). Há também o asterisco (*) para multiplicação, e os símbolos convencionais de mais (+) e menos (-).

- Conversor de moedas

O Google também pode ser um ótimo conversos de moedas. Basta colocar “5 reais em dólares” ou “5 reais em euros” e ele lhe apresentará a resposta.

- Resultados de jogos

Também é possível acompanhar uma partida em tempo real, com vários detalhes. Basta colocar, por exemplo, “Palmeiras x Corinthians” e o Google irá lhe mostrar o resultado da partida que está acontecendo.

- Informações sobre celebridades

Também é possível saber a idade ou informações de personalidades ao colocar o nome delas seguido da palavra “idade”. A altura também pode ser descoberta do mesmo jeito.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.