Como personalizar recomendações e preferências na Netflix

Por Douglas Ciriaco

A Netflix, um dos mais populares serviços de streaming de vídeo do mundo, oferece um catálogo imenso a seus assinantes, o que torna extremamente necessário um sistema de recomendações eficiente. E para facilitar a filtragem das indicações que você recebe, é possível personalizar suas preferências na página da sua conta.

O processo é bem simples e permite definir quais temas devem aparecer sempre entre as indicações, além da chance de avaliar filmes que você já viu para que as sugestões sejam baseadas no seu histórico fora da Netflix. Aprenda neste tutorial como fazer isso.

Primeiro, acesse netflix.com e faça login com nome de usuário e senha. Depois, siga o passo a passo abaixo de acordo com a função desejada.

Classificar programas e filmes

1. Na tela inicial, posicione o cursor do mouse sobre a opção “Perfis de interesse” e clique sobre “Classificar programas e filmes”.

Recomendações e preferências do Netflix

2. Aqui, você vai ver uma série de títulos presentes no catálogo da Netflix. É possível filtrar as exibições por gênero ou então classificar aquelas que já estão ali. Marque de uma a cinco estrelas para indicar o quanto gostou de um filme — quanto mais estrelas, melhor sua avaliação.

Recomendações e preferências do Netflix

Caso ainda não tenha assistido nenhuma produção, clique em “Não vi”. Se você não quer avaliar, clique sobre o botão em forma de “X” presente no canto superior esquerdo de cada produção.

Ao avaliar uma obra, um novo título é carregado para você prosseguir na avaliação. Nesta seção, você pode fazer quantas classificações quiser, e lembre-se: quanto mais títulos forem classificados, mais precisas serão as indicações da Netflix de acordo com aquilo que você gostou mais.

Definir suas preferências pessoais

1. Posicione o cursor do mouse novamente sobre a opção “Perfil de interesse” e clique em “Preferências pessoais”.

Recomendações e preferências do Netflix

2. Aqui, você vê uma lista com diversos tipos de filme e deve avaliar com que frequência estas categorias devem aparecer na tela inicial do seu perfil — as opções são “Nunca”, “Às Vezes” e “Sempre”.

Recomendações e preferências do Netflix

Se precisar, clique sobre “Precisa de alguns exemplos?” para ver alguns títulos que se enquadram nesta seção. São diversas categorias e você pode navegar por todas elas por meio do menu “Selecione um tipo de categoria”.

Recomendações e preferências do Netflix

Conferir o histórico de classificações

Em outra seção do site, você pode verificar todas as classificações que já fez. Assim, pode rever uma delas, caso tenha mudado de opinião, ou até mesmo excluí-la de sua lista.

1. Posicione o cursor do mouse sobre a opção “Perfil de interesse” e então clique em “Histórico de classificações”.

Recomendações e preferências do Netflix

2. Agora, veja a lista de títulos já avaliados por você e também quantas estrelas você deu. Reavalie ou apague o que for necessário.

Recomendações e preferências do Netflix

Pronto. Depois desses três procedimentos bem simples, a Netflix passa a funcionar melhor para filtrar seu próprio catálogo e indicar coisas mais afins com os seus gostos.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.