Como consultar um CEP no site dos Correios e no Google

Como consultar um CEP no site dos Correios e no Google

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 25 de Janeiro de 2022 às 10h55
Divulgação/Correios

Quer aprender como consultar o CEP de algum local? Existem duas formas simples e rápidas de fazer isso. A primeira delas é pelo site dos Correios e, a segunda, pelo próprio Google.

O CEP é um conjunto de números fundamental para que agências de postagens realizem entregas com rapidez. Certamente, você precisará dessa informação em algum momento e, portanto, é essencial saber como obtê-la.

Afinal, o que é o CEP?

Os Correios é responsável por cadastrar e catalogar os CEPs, mas como funciona? Cada número, sempre entre 0 e 9, corresponde a: Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisão de Subsetor e Identificadores de Distribuição.

  • Região: o primeiro algarismo que representa uma das dez sedes principais, às vezes responsável por mais de um estado, (como a Região do Estado de São Paulo);

  • Sub-região: o segundo algarismo representa as sub-regiões (como a de Campinas);

  • Setor: o terceiro algarismo, indica outra divisão por dez, que reduz ainda mais o número de cidades por exemplo (Setor de Campinas e adjacências);

  • Subsetor: a junção dos quatro algarismos inciais classifica os dez subsetores, que refinam novamente a busca (subsetor de Arthur Nogueira);

  • Divisão de Subsetor: representado pelos cinco algarismos iniciais, mostra a sede dos Correios em determinada cidade;

  • Identificadores de Distribuição: a última etapa é composta pelos três números finais, que representam as Localidades, Logradouros e Unidades do Correio da cidade.

Dessa maneira, os serviços de entrega tem a identidade exata do local onde devem deixar o pacote. Se você estranhou o termo "identidade", saiba que o CEP se assemelha ao RG, mas com foco em cidades, regiões e estados.

Como consultar CEP de uma rua

Para consultar o CEP de uma rua no site dos Correios, comece entrando na página de busca da plataforma.

  1. No campo “Digite um CEP ou um Endereço”, escreva o nome da rua com bairro, cidade e estado. Se quiser refinar os resultados, digite o número da localidade. Quanto mais completa a busca, mais facilmente você encontrará o CEP que procura. Por fim, clique em “Buscar”;

  2. A partir disso, o site do Correios exibirá alguns resultados possíveis. Na lista, identifique aquele que corresponde ao endereço que você digitou. Na parte inferior do card, estará o CEP.
Indique o endereço da forma mais completa possível e pesquise (Captura: Kris Gaiato)

Como consultar um CEP no Google

Os Correios e outros sites oferecem a consulta de CEPs através do Google. Para descobrir essa informação, acesse o buscador, digite o nome do logradouro seguido da palavra "CEP" (exemplo: Avenida Paulista CEP") e pesquise. A página seguinte mostrará o CEP do local.

No Google, essa informação é fornecida por inúmeros sites diferentes (Captura: Kris Gaiato)

Saiba que, pelo site dos Correios e até mesmo pelo Google, você pode realizar a busca inversa e utilizar o CEP para descobrir mais informações sobre a localidade correspondente.

Fonte: Correios

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.