Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como compartilhar a internet do celular pelo Bluetooth | Rotear

Por| Editado por Bruno Salutes | 22 de Agosto de 2022 às 19h30

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

Transformar o celular em um roteador Wi-Fi é um recurso comum, mas você sabia que também é possível compartilhar a internet do celular pelo Bluetooth? Essa opção permite conectar dois dispositivos diretamente e rotear os dados móveis de um aparelho para o outro.

A tecnologia de tethering por Bluetooth pode ser usada entre dois celulares ou um celular e um computador, por exemplo. Nesse caso, não é necessário configurar uma senha como o de uma rede Wi-Fi: o usuário precisa apenas parear os dois dispositivos, como se fosse transferir um arquivo, e habilitar a ancoragem por Bluetooth.

Por outro lado, esse recurso tem algumas limitações em relação ao roteador por Wi-fi. Primeiramente, só é possível conectar um aparelho por vez. Além disso, a velocidade da conexão com a internet é mais lenta, pois o Bluetooth transfere menos dados por segundo. Veja, a seguir, o passo a passo para compartilhar a internet do celular pelo Bluetooth no Android e no iPhone.

Continua após a publicidade

Rotear a internet para outro celular pelo Bluetooth no Android

  1. Abra as configurações do Android;

  2. Toque em “Conexões”;

  3. Em seguida, selecione “Roteador e Ancoragem”;

  4. Ative a opção “Ancoragem Bluetooth”;

  5. Depois, ative o seu Bluetooth e aguarde para que outro celular complete o pareamento com seu smartphone.

Dependendo da sua interface do Android, também é comum encontrar esse mesmo caminho com os nomes de “Ponto de acesso e Tethering” e “Tethering Bluetooth” nas configurações. Para compartilhar a sua internet, é necessário desativar o Wi-Fi e usar seus dados móveis.

Rotear a internet para outro celular pelo Bluetooth no iPhone

  1. Abra a tela Ajustes e selecione a aba “Celular”;

  2. Em seguida, toque em “Acesso Pessoal”;



  3. Ative a opção “Permitir Acesso a Outros”;

  4. Abra as configurações de Bluetooth e ative a função no seu celular. Depois, use outro aparelho e faça o pareamento com o seu iPhone.

Quais são outras alternativas para rotear a internet do celular?

A forma mais popular para compartilhar a sua internet é por um ponto de acesso móvel, também chamado de hotspot. Nesse caso, você transforma o seu celular em um roteador Wi-Fi e configura uma senha para a sua rede.

Além disso, a tecnologia de tethering também pode ser usada para compartilhar a internet por um cabo USB. Apesar de trazer uma velocidade maior e conexão estável, essa opção exige que você tenha um cabo que conecte ambos os aparelhos.