Como bloquear o Wi-Fi da sua casa para novos usuários

Como bloquear o Wi-Fi da sua casa para novos usuários

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 15 de Agosto de 2021 às 21h00
(Imagem: Reprodução/Brett Jordan/Unsplash)

Você sabe como bloquear o Wi-Fi para novos usuários? Existem muitos serviços e aplicativos dedicados a essa função. Infelizmente, grande parte deles não são seguros e, os poucos que sobram, geralmente São pagos. Diante dessa situação, você pode pensar que não há uma saída fácil. O Canaltech, contudo, vai te provar o contrário.

O processo que ensinaremos neste tutorial dispensa aplicativos, programas ou qualquer serviço externo. Justamente por esse motivo, seus dados não correm risco de serem vazados ou utilizados para fins indevidos. Caso você queira bloquear o Wi-Fi para novos usuários — e, sobretudo, para os “ladrões” de internet —, acompanhe o passo a passo a seguir.

Como bloquear o Wi-Fi para novos usuários

Para bloquear o Wi-Fi para novos usuários, será necessário entrar nas configurações do seu modem. Para tanto, você deve identificar o Gateway padrão. Alguns roteadores acompanham essa informação que pode, por exemplo, estar colada na parte inferior do aparelho, juntamente com o login e a senha de acesso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 1: se esse não for o seu caso, pesquise por "Prompt de Comando" na barra de busca do Windows, clique com o botão direito do mouse sobre o programa e execute-o como administrador;

Acesse o Prompt de Comando. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, digite "ipgconfig" e clique no botão "Enter" do seu teclado;

Digite "ipconfig" e avance. Caso não funcione, veja se o termo foi escrito corretamente. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: identifique a seção "Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi" e, nela, localize o Gateway Padrão. Copie essa numeração, cole na barra de endereço do seu navegador e toque no "Enter" mais uma vez;

O endereço será exibido após o termo "Gateway Padrão". Na imagem, contudo, a numeração foi censurada por fins de segurança. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: acesse as configurações do modem com o login e senha. Em geral, ambas credenciais são "admin". Esses dados, contudo, podem variar. Portanto, consulte o fornecedor da sua internet. Concluído o acesso, procure pelo menu "Wireless" e clique sobre ele. Possivelmente, a interface da sua página será diferente — o que é completamente normal, visto que cada empresa possui seu próprio site;

No tutorial, utilizamos a página de configuração de um modem da Claro. (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 5: em seguida, role a tela até encontrar a opção "Ocultar SSID" ou algo semelhante. Feito isso, desabilite-a. Com iss, outros usuários — e até mesmo você — não poderão visualizar o seu Wi-Fi. Ao desativar a exibição do SSID, é essencial que você tenha em mãos o login e senha e, sobretudo, não perca ou esqueça essas informações. Assim, caso você precise reativar a opção, poderá fazê-lo sem problemas;

Ao ocultar o SSID, ninguém mais verá o seu Wi-Fi ao buscar por pontos de conexão. (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 6: é possível que, em seguida, o site solicite uma confirmação. Para tanto, clique no botão "Ok".

Confirme a ação para concluir. (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Alguns modems permitem que o usuário não apenas oculte o SSID, mas também determine quais dispositivos podem acessar a internet através do endereço de IP. Para saber se essa opção está disponível para você, sem sair da aba "Wireless", procure por uma seção chamada "Múltiplos SSIDs" ou algo semelhante a isso.

Na configuração, é possível bloquear ou permitir endereços de IP específicos. Escolha a opção que preferir e informe os endereços. Pronto! Agora você sabe como bloquear o Wi-Fi para novos usuários e criar camadas extras de proteção na sua rede privada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.