Claro distribuirá internet gratuita aos clientes que assistirem a uma propaganda
Por Thaís Augusto |
Você assistiria a um anúncio em troca de franquia gratuita de internet? A maioria dos usuários responderia "sim" sem pensar duas vezes, e a Claro sabe disso. Desde a segunda-feira (15), a operadora está distribuíndo até 20 MB de internet aos clientes pré-pagos que interagirem com conteúdos publicitários exibidos em dispositivos.
Para obter a franquia, os usuários devem acessar o site da Claro — ou usar o aplicativo da operadora — e iniciar o procedimento para efetuar uma recarga. Na hora de escolher a forma de pagamento, os clientes encontrarão a opção de assistir à publicidade. Depois da exibição do vídeo, será necessário responder a uma pergunta antes da liberação do crédito. A informação foi disseminada nesta terça (16) e confirmada pela operadora em contato com o Canaltech.
"Dessa forma garantimos que o anúncio teve a atenção do cliente", disse o diretor de novos negócios da Claro Brasil, Carlos Araújo, ao site Tele Síntese.
Os clientes poderão repetir o procedimento até cinco vezes por dia. Isso significa que é possível conseguir entre 50 e 100 MB diários para navegar gratuitamente pela internet. A Claro começou a testar o recurso no início deste mês e, por isso, alguns clientes haviam esbarrado com a opção nas últimas semanas.
Araújo conta que o modelo de negócios prevê acordo com um parceiro responsável por revender o espaço publicitário. Os anunciantes não terão acesso a dados dos clientes, mas serão capazes de segmentar o conteúdo por DDD, gênero e idade.
O modelo está sendo trabalhado pela Claro há dois anos, como uma forma de conseguir receita adicional. "O mercado de publicidade digital no Brasil movimenta R$ 15 bilhões, e é aí que vamos entrar. Passamos os últimos 24 meses trabalhando com foco na criação dessa plataforma para nos tornarmos um player relevante e para permitir que os anunciantes consigam falar com clientes de forma customizada", explicou o executivo da operadora.
Ele ainda diz que a Claro pode acabar entrando no mercado de pesquisas, uma vez que o usuário deve responder a uma pergunta. "Estamos planejando a melhor maneira de atender também institutos de pesquisa, pois é uma forma rápida de acessar as pessoas e obter respostas relevantes delas", disse.
Com o lançamento, a Claro se torna a segunda operadora a utilizar a estratégia de oferecer franquia gratuita em troca da interação do usuário com propagandas. Em 2016, a Vivo explorou a mesma proposta. Atualmente, a Claro tem 32 milhões de clientes pré-pagos, assim como a Vivo.
O aplicativo da Claro está disponível para dispositivos Android e iOS.
Fonte: Telesíntese