Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Censura Chinesa? | Google confirma projeto de codinome “Dragonfly”

Por| 26 de Setembro de 2018 às 18h21

Link copiado!

Censura Chinesa? | Google confirma projeto de codinome “Dragonfly”
Censura Chinesa? | Google confirma projeto de codinome “Dragonfly”
Tudo sobre Google

Por fim, a Google admite: há um projeto “Dragonfly”. A informação foi dada pelo chefe de privacidade da companhia, Keith Enright, durante uma audiência organizada pelo Comitê de Comércio, Energia e Transporte do Senado dos EUA.

Enright, entretanto, não confirmou se o codinome identifica, de fato, um buscador censurado em desenvolvimento para o mercado chinês. “Eu não estou inteirado sobre os contornos, ou sobre o que estão ou não está no foco desse projeto”, disse o enviado de Mountain View ao senador republicano Ted Cruz. Enright também garantiu que a Google “não está perto de lançar um mecanismo de busca para a China”, enquanto uma fonte interna disse ao site VentureBeat que o “trabalho [da companhia] tem sido exploratório”.

Censura prévia e rastreamento de números

Relatos sobre uma suposta volta da Google ao território chinês surgiram no mês passado, quando diversos funcionários da empresa emitiram uma carta de repúdio ao que seria um retorno da Google à China por meio de um navegador operando sob a censura governamental. Recentemente, surgiram também relatos de que o suposto aplicativo também seria capaz de associar cada uma das buscas efetuadas ao número de telefone do usuário.

Continua após a publicidade

As preocupações expressas na referida carta e por fontes internas da Google levaram seis senadores dos EUA a emitirem uma carta à empresa em agosto pedindo esclarecimentos em relação ao Dragonfly – notadamente, buscando “informações adicionais” em relação a tópicos considerados “profundamente preocupantes”, caso o projeto esteja mesmo em vias de desenvolvimento.

A julgar pelas várias declarações oficiais e extraoficiais vindas da Google, é fácil crer que há pelo menos algum fogo sob toda a fumaça. De fato, a companhia tem trabalhado ativamente há anos para garantir um retorno ao rico quinhão da China, desde que foi obrigada a encerrar as atividades no país por razões políticas em 2010.

Fonte: VentureBeat