Busca do Google facilita acesso a informações de Bolsa Família e postos de saúde
Por Renato Santino • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou nesta terça-feira (27) uma série de novos recursos voltados aos usuários brasileiros em seu buscador. As novidades buscam facilitar o acesso a informações seguras sobre serviços públicos e benefícios sociais.
- Carteira do Google vai permitir pagamentos via QR Code
- Baixe seu conteúdo! Arquivo dos álbuns do Google Takeout acaba em julho
A empresa destaca que, a partir de agora, haverá um grande painel de destaque na página de resultados quando o usuário procurar informações sobre o Bolsa Família ou o Seguro-Desemprego. O quadro trará informações de fontes oficiais para facilitar o acesso a dados confiáveis sobre os benefícios.
A iniciativa tem o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), responsável pela plataforma Gov.BR.
O buscador tem como objetivo apresentar de uma forma didática respostas para algumas das perguntas mais comuns dos cidadãos brasileiros sobre os temas. Serão resumidas de forma acessível como quem tem direito a receber os benefícios e o passo a passo para se cadastrar.
Segundo o Google, a novidade chega para atender à demanda dos brasileiros por esse tipo de informação. A empresa aponta que, nos últimos cinco anos, as pesquisas sobre o Bolsa Família e o Auxílio Brasil aumentaram em 250%. “Quem tem direito ao Bolsa Família?”, “Como se cadastrar?” e “Como saber se fui aprovado?” são as perguntas mais buscadas pelo tema.
Acesso à vacinação
O Google também anunciou uma nova ferramenta que tem como objetivo reverter a queda nas taxas de vacinação no Brasil. Para isso, o buscador vai facilitar o acesso a informações sobre postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil.
Desta forma, quando o usuário buscar por termos como "Postos de saúde perto de mim", “Vacina perto de mim”, “Pontos de Vacinação” ou “Onde posso me vacinar?”, a busca exibirá os pontos de vacinação mais próximos. Também será possível consultar endereço, telefone e horários de funcionamento.
A empresa também anunciou um esforço para adicionar mais unidades ao banco de dados do Google, além de instruir as unidades de saúde sobre como manter suas informações atualizadas na plataforma com a plataforma Perfil da Empresa.
Na busca por trabalho?
Por fim, o Google também anunciou que o buscador vai facilitar a busca por empregos na página de pesquisas, com o objetivo de trazer mais oportunidades para prestadores, freelancers e outros.
A plataforma passa a ser capaz de consultar uma base de 320 mil oportunidades disponíveis na base Trabalha Brasil, do Banco Nacional de Empregos (BNE). Entre os exemplos citados pela empresa estão vagas para trabalhadores temporários, empreiteiros, encanadores, diaristas, freelancers, entre outras. A expectativa é que, até o fim do ano, o número de vagas chegue a 1 milhão.
A partir da busca, o usuário terá acesso a uma lista de posições abertas. Também será possível refinar a pesquisa para personalizar os resultados de acordo com cada perfil, com opções de filtros. Além disso, também é possível configurar alertas para receber um aviso para quando houver uma nova vaga disponível.