Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bolsonaro é o político que mais solicita remoção de conteúdo na web

Por| 03 de Setembro de 2018 às 09h43

Link copiado!

Bolsonaro é o político que mais solicita remoção de conteúdo na web
Bolsonaro é o político que mais solicita remoção de conteúdo na web

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo, o ex-deputado federal e atual candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) é o político que mais acionou a Justiça brasileira solicitando remoção de conteúdos e artigos que fossem críticos a ele. A coluna cita dados levantados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Ao todo, foram 21 pedidos de remoção, sendo 17 deles voltados a páginas em redes sociais — sobretudo, Facebook. O levantamento cita alguns exemplos de páginas e ressalta que todas elas ainda estão no ar, sinalizando que Jair Bolsonaro tenha sido derrotado em suas petições. O ex-prefeito de São Paulo e atual candidato a governador pelo Estado, João Dória Jr., vem em segundo, com 11 pedidos.

Foi uma reportagem da Folha quem revelou, em janeiro deste ano, que Bolsonaro mantinha em sua folha de pagamento uma assessora fantasma, chamada Walderice Santos da Conceição. “Wal”, como é conhecida, supostamente gozava de benefícios e salários de assessoria parlamentar (em torno de R$ 17 mil mensais), mas nunca compareceu ao gabinete. Ao invés disso, em agosto, o jornal mostrou que ela vinha vendendo açaí na região de Angra dos Reis. Após a reportagem, ela foi exonerada pelo ex-deputado.

Continua após a publicidade

Sobre essa reportagem, Bolsonaro também acionou a Justiça contra a Folha, pedindo por direito de resposta e exclusão do conteúdo da internet — pedido este negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que entendeu que o jornal estava em pleno exercício do direito de liberdade à imprensa.

A Abraji faz esses levantamentos por meio da ferramenta CTRL+X (uma alusão ao comando “Recortar” do Windows), que é organizada pela associação em parceria com empresas de mídia e tecnologia que já foram ou ainda são alvos de processos de supressão de informações. A ferramenta ainda conta com o apoio da Google.

Fonte: Folha de S.Paulo (1) (2)