Bitly | Uma boa opção para encurtar URLs

SEO Hacker Blog

Ferramentas que encurtam links de sites ou imagens existem aos montes e estão disponíveis gratuitamente na internet. Uma das opções mais conhecidas entre os usuários é o Bitly, famoso pelo domínio bit.ly em URLs encurtadas em sua plataforma.

Neste artigo, explicamos como você pode encurtar uma URL com o Bitly e quais são os prós de usar links encurtados em publicações de redes sociais.

Bitly: o que um encurtador de URL faz?

Encurtar uma URL significa transformar um endereço HTTP completo em um link mais curto, que geralmente tem entre 8 e 20 caracteres. No caso do Bitly, a ferramenta reduz qualquer URL para, em média, 14 caracteres, já descontando pontos, barras e demais sinais.

Por que encurtar uma URL?

Quem trabalha gerenciando redes sociais sabe que é importante encurtar uma URL para que a chamada ou a publicação se torne mais limpa, legível e compacta (aplicável, por exemplo, para o Twitter, que tem limite de 280 caracteres por publicação). Além disso, publicações que acompanham links encurtados são mais agradáveis para o leitor.

Outro benefício de usar ferramentas que encurtam URLs são os painéis de estatísticas de acessos a links, que mostram o tráfego gerado pelo público que clicou no link encurtado. Ou seja: você pode divulgar um link encurtado e saber exatamente quantas pessoas clicaram nele. Esses dados também servem para otimizar publicações e melhorar o nível de engajamento da audiência.

O Bitly oferece o painel de estatísticas de links encurtados, mas você precisa criar uma conta para acessá-lo gratuitamente. Isso pode ser feito com um e-mail qualquer ou através da sua conta do Google.

Como encurtar uma URL usando o Bitly

Com ou sem uma conta do Bitly, você só precisar acessar o site bitly.com e colar a URL que deseja encurtar na caixa onde está escrito "Shorten your link" ( que significa "encurtar seu link"). Depois, clique em "Shorten" ("encurtar" em português).

Cole sua URL na caixa do Bitly para encurtá-la / Captura de tela: Bruno Salutes

O link encurtado será gerado para a URL que você escolheu, e basta clicar em "Copy" para copiar e usá-lo em mensagens, publicações e onde mais desejar.

Copie a URL encurtada para usá-la / Captura de tela: Bruno Salutes

Além do plano gratuito, que dá acesso ao painel básico de estatísticas para links, o Bitly oferece também planos pagos nas modalidades individual e corporativo. Uma das principais vantagens desses planos é ter acesso ao painel mais detalhado de informações sobre tráfego, além de conseguir personalizar o domínio bit.ly, que é o padrão para URLs encurtadas da plataforma.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.