As melhores ferramentas gratuitas para criar e começar seu blog

Por Andressa Neves | 03 de Agosto de 2018 às 19h45

Seja para empresas ou pessoas físicas, ter um blog pode fazer a diferença nas estratégias de marketing digital. Para além das redes sociais, que, é claro, vêm servindo de forma bastante eficaz na divulgação de conteúdos, os blogs permitem que os assuntos sejam melhor explorados. Isso acontece porque nem sempre a quantidade de caracteres de uma publicação no Twitter ou Instagram, por exemplo, seja suficiente para dar a atenção necessária ao conteúdo.

Pensando nisso, criar e começar um blog é uma decisão interessantíssima para que os assuntos de seu nicho sejam trabalhados de forma mais profissional. Além disso, pode-se usar as redes sociais para despertar o interesse do público para os conteúdos completos disponíveis no blog. Quer saber quais são algumas das melhores ferramentas gratuitas para iniciar seu blog? Confira a seguir:

Jimdo

O Jimdo permite que o usuário crie seu próprio site em poucos minutos em sua versão gratuita. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma, escolher se deseja criar um site, loja virtual ou blog, definir o layout, dar um nome para o blog e começar a publicar conteúdos, incluindo textos e imagens. Um dos pontos mais interessantes do Jimbo é que suas funcionalidades são intuitivas, tornando a criação do site bastante simples.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Weebly

Com mais de 40 milhões de usuários, o Weebly é bastante popular entre os criadores de conteúdo. Assim como o Jimdo, o Weebly permite que o usuário escolha entre a criação de site, loja virtual ou blog e utilize templates prontos, facilitando a vida de quem deseja criar um blog de forma rápida e fácil. O Weebly também possibilita que o usuário registre seu domínio e acompanhe as estatísticas do blog.

LiveJournal

Diferente dos anteriores, o LiveJournal funciona, também, como uma rede social. Na plataforma, o usuário pode criar um blog, jornal ou diário e interagir com outros perfis e comunidades. Outro ponto interessante, é que o LiveJournal disponibiliza uma lista com os blogs mais acessados do dia, permitindo que os usuários acompanhem o trabalho uns dos outros e se inspirem para seus próximos conteúdos.

Tumblr

Muita gente acha que o Tumblr não é uma plataforma de blogs: um grande erro. Na verdade, o Tumblr é composto por, nada menos, que 429 milhões de blogs. Na plataforma, o usuário pode criar seu blog e compartilhar todo o tipo de conteúdo, como textos, vídeos, GIFs, fotos, links, músicas, etc., além de seguir e interagir com outros usuários como nas demais redes sociais.

Wordpress

Além de permitir a criação de sites para empresas e profissionais, um dos principais serviços gratuitos de criação de blogs é, sem dúvida, o Wordpress. A plataforma oferece ao usuário funcionalidades avançadas, como SEO integrado, registro de domínio, estatísticas do site, recursos de compartilhamento em redes sociais e design personalizado.

Blogger

Outra possibilidade de criar um blog gratuitamente é com o Blogger. A plataforma do Google traz recursos avançados, permitindo que o usuário tenha uma experiência diferenciada. Além de oferecer modelos pré-definidos, a plataforma possibilita que o usuário personalize seu blog do zero. Além disso, o Blogger conta com o Google AdSense, que pode exibir anúncios nos blogs para que o usuário receba dinheiro em suas postagens. Por fim, e não menos importante, a ferramenta pode ser integrada ao Google Analytics, permitindo o acesso a uma análise detalhada sobre as publicações.

E você, já escolheu qual plataforma vai usar para criar o seu blog? Conte para a gente nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.