Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas de junho [2019]

Junho está chegando ao fim e, com o final do mês, chega também a necessidade de segurar os gastos por alguns dias até que o próximo salário brilhe na conta bancária. Então, como muita gente vai acabar passando este próximo final de semana no conforto do lar, comendo pipoca e assistindo à Netflix, que tal deixar a maratona daquela série nova que acabou de estrear para depois, e passar um tempo na internet curtindo coisas diferentes — sem pagar nem um centavo por isso?

Confira as dicas gratuitas de junho!

Sons do passado devidamente preservados

Museus costumam preservar para a posteridade obras de arte dos mais diversos tipos, e há museus tecnológicos ao redor do mundo que também se dedicam à preservação desses tesouros que, rapidamente, se tornam obsoletos. Contudo, o som desses aparelhos "das antigas" em funcionamento é algo que acaba ficando perdido na história — mas há iniciativas como o Conserve the Sound que querem guardar esses sons do passado para as novas gerações.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O site tem uma galeria de gadgets antigos, como câmeras fotográficas, telefones e máquinas de escrever, e basta clicar no produto do qual você deseja ouvir seu som de funcionamento para ir à página onde se dá o "play".

Acompanhando o dia a dia da missão Apollo 11 em tempo real

Com um único clique, o site Apollo In Real Time te leva de volta ao ano de 1969, mostrando em tempo real tudo o que estava acontecendo na missão icônica da NASA nos preparativos para o primeiro pouso da humanidade na Lua.

No dia 16 de julho, então, você poderá se sentir como um controlador da NASA acompanhando minuto a minuto do lançamento da nave, e poderá vivenciar a emoção que os controladores sentiram quando os astronautas iniciaram o processo de pouso do módulo lunar, bem como a descida do módulo para pisar pela primeira vez na Lua. Para isso, é só acessar o site nesta data e clicar no botão "Now". Mas desde já você já consegue acompanhar tudo o que estava rolando nos bastidores da missão antes do lançamento.

Ainda, o site apresenta dezenas de milhares de horas de áudio e imagens que chegavam a todo instante durante a missão — tudo isso devidamente sincronizado com o tempo real, como se a missão estivesse acontecendo neste exato momento.

Tutoriais de Photoshop em vídeo para surdos

Tutoriais em texto são uma mão na roda, mas instruções em vídeo podem ser muito melhor absorvidas pela maioria das pessoas. Contudo, vídeos acabam tendo um impeditivo para pessoas com deficiências auditivas — a não ser que tenham sido pensados para apresentar legendas ou outras soluções voltadas a este público específico. Só que não é muito fácil encontrar bons tutoriais de Photoshop com este intuito.

Para resolver o problema, o designer surdo Duca Baumgarten decidiu criar o projeto Photoshop para Surdos, repleto de tutoriais do programa de edição de imagens. Os ensinamentos são divulgados em vídeo, porém sem som e com legendas, e já existe uma vasta coleção de aulas bastante didáticas.

Melhorando a resolução de fotos de baixa qualidade

Quem nunca achou uma imagem simplesmente incrível na internet e não pôde usá-la porque a foto estava muito pequena, com baixíssima qualidade, não é mesmo? Pois existe um site que justamente pega essas imagens "capengas" e dá uma bela melhorada em sua resolução com um único clique.

O site se chama Let's Enhance e é bastante fácil de usar. Primeiro, é preciso fazer um cadastro rápido. Depois, você já pode fazer o upload de até 5 imagens no plano gratuito para salvá-las, rapidamente, em uma qualidade muito superior.

A plataforma usa uma tecnologia em três camadas para conseguir esse "milagre": a primeira é um "filtro anti-JPG", que remove os ruídos causados pela compactação; a segunda é o filtro "Boring", que aumenta o tamanho das imagens preservando detalhes da qualidade original; e a terceira é o filtro "Magic", que faz com que a imagem tenha sido tirada naquela resolução ampliada originalmente.

Abaixo, você confere o resultado do nosso teste: pegamos na internet uma foto de gatinho com uma resolução péssima (à esquerda) e foi só acionar o Let's Enhance para que a imagem tenha sido melhorada de um jeito que realmente parece um passe de mágica (à direita).

Mas não é mágica, é tecnologia!

Cadernos de cursinhos pré-vestibular da Unesp

Para incentivar um número ainda maior de pessoas a ingressar na universidade, a Unesp oferece cadernos de cursinhos pré-vestibular de graça para download em PDF. São sete arquivos disponíveis para os estudantes que estão vivendo essa fase de suas vidas. Dessa forma, pessoas que não podem pagar por um cursinho especializado e dependem do que encontram na internet para se preparar têm em mãos um material didático bacana e escolhido pela própria instituição de ensino superior.

O material foi organizado por professores da Unesp e reúne os seguintes temas: língua portuguesa e língua inglesa, matemática, biologia, física, química, filosofia, geografia, história e sociologia, e há também um caderno adicional com materiais complementares e de apoio.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.