Aprenda a usar o Snapchat no PC

Por Douglas Ciriaco

O Snapchat é um aplicativo com ares controverso, acusado por muitos de não fazer sentido, mas que faz bastante sucesso. Ele se diferencia dos tradicionais mensageiros instantâneos por ser focado na troca de fotos entre os contatos, porém, nele, os arquivos têm duração limitada e não passam de 10 segundos.

Assim, muita gente aproveita para mandar fotos e vídeos curtos que não merecem perdurar pela eternidade na web. O aplicativo está disponível para as principais plataformas da atualidade, mas ainda não conta com uma versão oficial para desktop, independente do sistema operacional.

Entretanto, há uma alternativa relativamente simples e acessível para usufruir do serviço diretamente do seu computador. O processo todo é realizado dentro de alguns instantes e não demanda conhecimento técnico, mas apenas alguns downloads. Ficou interessado? Aprenda a fazer isso agora, neste tutorial.

Passo 01

Para usar o Snapchat a partir do PC nós vamos utilizar o BlueStacks, que é uma espécie de emulador de Android para Windows. Acesse a página bluestacks.com e faça o download do aplicativo.

Terminada a transferência, dê um duplo clique sobre o arquivo baixado para iniciar a instalação. Este processo é básico e funciona como a instalação de qualquer outro programa para Windows.

Passo 02

O Snapchat oficial não é compatível com o BlueStacks. Você até pode instalá-lo no Android dentro do seu PC, mas isso vai permitir que você apenas visualize fotos, vídeos e mensagens pela tela do seu computador. Se você quiser enviar snaps para os seus contatos, será preciso buscar uma alternativa.

Snapchat no PC

Há vários aplicativos que funcionam como clientes para Snapchat, sendo o Casper um dos principais deles. Como ele é compatível com o BlueStacks, instalá-lo permite usar o Snapchat pelo PC. O Casper não está disponível no Google Play, então é preciso instalá-lo via APK. Faça o download do arquivo aqui e escolha abri-lo com o BlueStack, como indicado na imagem abaixo:

Snapchat no PC

O aplicativo será instalado no BlueStacks e, dentro de instantes, estará pronto para uso.

Passo 03

Encontre o Casper na gaveta de aplicativos do BlueStacks.

Snapchat no PC

Passo 04

Digite as informações de um e-mail do Google — o programa alega precisar disso para burlar os bloqueios do Snapchat.

Snapchat no PC

Passo 05

Digite as informações de login no Snapchat e aguarde alguns instantes até que tudo seja processado corretamente.

Snapchat no PC

Agora, é só ver os snaps que você recebeu e usar os botões presentes na parte superior direita da tela para tirar uma foto a partir da sua webcam, enviar um arquivo de imagem do Windows ou uma mensagem de texto via Snapchat.

Snapchat no PC

O aplicativo ainda conta com uma série de recursos extras que podem ser acessados por meio do menu de configuração — botão com três pontinhos presente também no canto superior direito.